Unioeste promove Curso de Práticas de Secretariado Executivo para novos servidores e estagiários no Campus de Toledo

Fonte: Divulgação - Unioeste
Unioeste promove Curso de Práticas de Secretariado Executivo para novos servidores e estagiários no Campus de Toledo
📷 Foto: Divulgação - Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, realizou o curso de Práticas de Secretariado Executivo, iniciativa organizada pelo curso de Secretariado Executivo Trilíngue em parceria com o Núcleo de Estudos e Práticas Inovadoras em Secretariado (NEPIS). A atividade foi direcionada a novos servidores e estagiários da Instituição e teve como objetivo ampliar conhecimentos, fortalecer competências e oferecer ferramentas práticas para a atuação administrativa no cotidiano acadêmico.

A formação foi pensada como um espaço de integração entre teoria e prática, aproximando os profissionais recém-chegados das rotinas de gestão, organização documental, comunicação e atendimento ao público. Além de fornecer orientações técnicas, o curso buscou reforçar o papel estratégico do secretariado no funcionamento da Universidade.

Segundo a professora Carla Maria Schmidt, coordenadora do NEPIS, a proposta surgiu como uma resposta à demanda por capacitação contínua dentro da Instituição. ???O curso buscou capacitar estagiários e agentes universitários ingressantes na Unioeste. A fim de que pudessem compreender e gerenciar questões específicas de seu campo de atuação, buscando eficaz desempenho de suas múltiplas funções, especialmente, as da área secretarial. O curso é importante para proporcionar formação aos diferentes servidores, visando capacitação profissional nas áreas de secretariado e gestão; além de promover integração destes servidores quando ingressam na universidade, apresentando o contexto da gestão pública universitária, suas potencialidades e desafios???, diz.

A diretora-geral da Unioeste, campus de Toledo, professora Patrícia Sala Battisti, afirma que é uma grande satisfação ver a realização do curso de Práticas de Secretariado Executivo, voltado aos nossos novos servidores, agentes temporários e estagiários. ???Esse curso foi discutido e idealizado por esta gestão e pelo curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste. A formação trouxe reflexões importantes sobre cultura organizacional, qualidade no atendimento, ética e informação, gestão de documentos eletrônicos, iniciativa no serviço público, entre outros. Esses temas qualificam o serviço prestado, fortalecem a identidade institucional e reafirmam o compromisso da Unioeste em contribuir com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, com cidadania e responsabilidade social. Só tenho a agradecer as minhas parceiras de trabalho por junto comigo dar vida a essa capacitação???, menciona.

???Eu gostei muito da atividade de formação. Penso que a Direção do Campus, junto com o Curso de Secretariado Executivo e o NEPIS ao promoverem a atividade possibilitaram que nós, novos servidores, pudéssemos participar de uma formação que enquanto apresentava preceitos básicos da área de Secretariado, com o compartilhamento de conhecimentos que podem ser utilizados em diversos espaços, também servia como uma atividade de integração para quem está começando agora na Unioeste. Foi uma oportunidade de, ao mesmo tempo, adquirir formação técnica e, também, me integrar um pouco mais com a equipe da universidade. Desta forma, na minha avaliação, o curso foi ótimo nestes dois aspectos, pois possibilitou acesso ao conhecimento, eu mesmo aprendi bastante, enquanto garantiu um espaço para uma maior integração para quem acabou de iniciar como funcionário da universidade, como é o meu caso???, menciona o servidor Luciano Egidio Palagano.

Para o estagiário do setor de Patrimônio, Juliano Meurer Backes, a iniciativa trouxe discussões relevantes. ???Os temas propostos, como trabalho em equipe, atendimento e gestão da informação, contribuem para a formação geral e agregam valor???, afirmou.

O curso também teve a participação das professoras Fabiana Regina Veloso que ministrou o módulo sobre Cultura Organizacional, iniciativa e trabalho em equipe; já a professora Ivanete Daga Cielo, abordou a temática da Qualidade no atendimento ao público.

Últimas Notícias

Mulher perde o controle e capota Fiesta na BR-163, em Cascavel
Cotidiano

Mulher perde o controle e capota Fiesta na BR-163, em Cascavel

Há 5h
Homem é encontrado morto dentro de carro em posto às margens da BR-277
Policial

Homem é encontrado morto dentro de carro em posto às margens da BR-277

Há 5h
Repórter vai cobrir acidente no Paraná e descobre que vítima era tio dele
Cotidiano

Repórter vai cobrir acidente no Paraná e descobre que vítima era tio dele

Há 5h
Bebê de 1 ano morre após capotamento de automóvel na PR-471
Policial

Bebê de 1 ano morre após capotamento de automóvel na PR-471

Há 5h
Carga milionária de mercadorias estrangeiras avaliada em mais de R$ 3 milhões é apreendida em Cascavel
Policial

Carga milionária de mercadorias estrangeiras avaliada em mais de R$ 3 milhões é apreendida em Cascavel

Há 5h
Cascavelense de 25 anos morre em grave acidente em rodovia no Rio Grande do Sul
Policial

Cascavelense de 25 anos morre em grave acidente em rodovia no Rio Grande do Sul

Há 6h
Após estouro de pneu, carro roda na pista e bate em caminhão entre Toledo e Cascavel
Policial

Após estouro de pneu, carro roda na pista e bate em caminhão entre Toledo e Cascavel

Há 6h
Gaeco denuncia quatro pessoas por suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Paraná
Policial

Gaeco denuncia quatro pessoas por suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Paraná

Há 6h
VBP Agropecuário do Paraná cresce 13% e alcança R$ 212,6 bilhões em 2025
Cotidiano

VBP Agropecuário do Paraná cresce 13% e alcança R$ 212,6 bilhões em 2025

Há 6h
Atleta de Toledo conquista título paranaense de Kung Fu - Wushu Sanda
Esportes

Atleta de Toledo conquista título paranaense de Kung Fu - Wushu Sanda

Há 6h
SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
Brasil e Mundo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Há 6h
Diocese de Toledo comemora 67 anos de história e missão no Oeste do Paraná
Variedades

Diocese de Toledo comemora 67 anos de história e missão no Oeste do Paraná

Há 7h
Ver mais notícias