Usina do Conhecimento de Toledo é destaque em encontro nacional de centros e museus de ciência

Os representantes da Usina do Conhecimento, coordenadores Rodolfo Vertuan e Danielle Camargo, além de servidores e alunos que colaboram no projeto, participaram do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), realizado em Maringá. O evento, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto, reuniu gestores, pesquisadores e educadores de todo o Brasil para discutir a popularização da ciência e o fortalecimento de iniciativas fora das capitais.
A Usina do Conhecimento é o maior projeto de extensão gerenciado pela UTFPR Campus Toledo, fruto de um acordo de cooperação com a prefeitura municipal para uso do espaço. Durante o encontro, os coordenadores da Usina, prof. Rodolfo Vertuan e Danielle Camargo, apresentaram os resultados impressionantes desde sua revitalização, ocorrida em 2024. Em menos de um ano, o espaço se consolidou como um centro de divulgação científica, tecnológica e cultural no Oeste do Paraná, atraindo mais de 15 mil visitantes. Entre eles, estudantes, turistas e um público internacional de 25 países.
Os números apresentados reforçam a tese de que iniciativas de interiorização científica podem gerar um impacto significativo, aproximando a população da ciência e incentivando a educação fora das escolas. Além de compartilhar sua experiência, a equipe da Usina do Conhecimento aproveitou a oportunidade para fortalecer parcerias e divulgar o espaço, convidando outros centros e museus do país a conhecerem o projeto de Toledo .
A participação no encontro da ABCMC foi um marco para a Usina do Conhecimento, que se consolida como referência regional em divulgação científica. O objetivo é ampliar a visibilidade nacional da Usina como um polo de turismo científico e educacional, inserindo Toledo no mapa da ciência e da inovação no Brasil.


















Encontrado: cartão alimentação em nome de Maria Gabriela, encontrado no Jardim Pancera