UTFPR apresenta atrações da Usina do Conhecimento ao Governo Municipal


Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (20), representantes do câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), liderados pelo diretor Elder Elisandro Schemberg, estiveram na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito para apresentar as futuras atrações da Usina do Conhecimento. A apresentação foi acompanhada pelo chefe do Executivo Municipal e por integrantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias municipais da Educação (Smed) e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra).

Durante a reunião, foram detalhadas as atrações que a UTFPR está viabilizando para a Usina do Conhecimento, assim que houver, pelo governo municipal, a cessão do prédio à universidade, de acordo com termo de cooperação firmado entre as partes. O titular da Infra, Maicon Bruno Stuani, informou que a reforma do espaço está concluída e que a entrega à instituição poderá ser feita nos próximos dias. 

Após a cessão, a universidade iniciará a preparação do ambiente, que será adequado à difusão do conhecimento em várias áreas da Ciência de forma lúdica. “A definição do conceito pedagógico da Usina do Conhecimento é fruto de um trabalho de meses, feito a várias mãos. A ideia é que este espaço faça parte da rotina da população de Toledo e região, e, caindo no gosto das pessoas, se tornará um programa apreciado por todos os públicos”, pontua o diretor.

A nova Usina do Conhecimento contará com 50 atrações divididas em quatro espaços distintos: Ciência, Lab, Mente e Work. A grande maioria destes ambientes permitirá que o visitante interaja com aspectos importantes de diversas áreas do saber (biologia, física, matemática, química, matemática, ciência da computação, entre outras), conhecimentos aplicados ao dia a dia das pessoas. 

A reforma do espaço, que teve um custo de R$ 1.672.009,50, foi financiada pelo governo municipal, enquanto a aquisição de equipamentos, mobiliário e a contratação de colaboradores para o atendimento ao público estão a cargo da UTFPR – parte desse investimento foi obtido junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que aprovou projeto apresentado pela universidade, que planeja abrir a Usina do Conhecimento para o público entre o fim de agosto e o início de setembro. “As parcerias com o governo municipal e outros órgãos públicos, como o Núcleo Regional de Educação, conferem prestígio a esta iniciativa. Existem outras unidades da Usina do Conhecimento pelo Paraná afora, mas a de Toledo será diferente, oferecendo experiências inigualáveis para os visitantes”, acrescenta Elder.

Os professores Rodolfo Eduardo Vertuan e Danielle Camargo, responsáveis por coordenar o espaço e autores da proposta, destacaram que a configuração da Usina do Conhecimento foi inspirada nas visitas técnicas realizadas nos principais museus do Brasil. Além de planejar a criação de uma página no Instagram, a UTFPR também está desenvolvendo um site para o agendamento de visitas à Usina do Conhecimento.

Além de ser gerenciada pela UTFPR, a Usina do Conhecimento estará aberta para a exposição de trabalhos realizados por outros estabelecimentos de ensino superior sediados em Toledo. Até o momento, três instituições manifestaram interesse em participar: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com essa iniciativa, a Usina do Conhecimento promete ser um espaço dinâmico e inovador para o aprendizado e a disseminação do conhecimento científico, beneficiando a comunidade de Toledo e região. “Estou muito feliz e positivamente surpreso com o conteúdo apresentado pela equipe da UTFPR. A instituição entendeu de forma assertiva a proposta desta gestão quanto à finalidade que queremos dar à Usina do Conhecimento. Este lugar será o epicentro de um novo conceito de sociedade, com a pedagogia vivida em sua plenitude, envolvendo e incluindo pessoas. Trata-se de um ‘gol de placa’ da educação de Toledo, que caminha para ser, daqui alguns anos, a melhor do Brasil”, destaca o prefeito Beto Lunitti.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias