No mês de setembro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Toledo , deu início a um Curso Básico de Eletrônica e Automação para 53 jovens integrantes do programa social Florir Toledo. A iniciativa, fruto de uma parceria com o curso de Engenharia Eletrônica da instituição, ressalta o compromisso da Universidade com a extensão e o impacto social.
O curso tem uma carga horária total de 60 horas, com duração de seis meses e aulas semanais, sendo oferecido gratuitamente e com direito a certificado de conclusão. Para facilitar a participação, o transporte dos jovens é disponibilizado pelo campus.
Transplante Capilar em Toledo
Agende sua avaliação com a Dra. Luciana Menezes!
Fortaleça sua marca em Toledo
Anuncie nas TVs da Alfa Marketing Local e conquiste seu público!
Móveis sob medida com preços especiais
Transforme sua casa com a Positano Móveis Planejados!
Aumente suas vendas com AiqFome
Cadastre seu restaurante e aproveite taxas menores!
Mais
Conhecimento Aplicado e Transformador
O conteúdo programático foi cuidadosamente elaborado para ser relevante para a realidade dos participantes. De acordo com o professor de Engenharia Eletrônica da UTFPR, Fábio Rizental Coutinho, o curso une tecnologia e cultivo de plantas.
???Eles vão aprender um pouco do funcionamento de circuitos eletrônicos, noções de programação e robótica. A ideia é aplicar isso na automação do cultivo, como medir a umidade do solo e acionar um sistema de irrigação. E que eles possam, em casa, automatizar um processo de cultivo de plantas???, explicou o professor Coutinho.
A relevância da iniciativa também foi sublinhada pelo coordenador do Florir Toledo , Paulo Esdras, que destacou como o curso amplia o horizonte dos adolescentes, oferecendo novos conhecimentos úteis para o mercado de trabalho e aproximando-os do ambiente acadêmico.
Fortalecendo o Tripé Universitário
O professor da UTFPR, Mario Elias Carvalho do Nascimento, ressaltou o papel essencial da extensão universitária em ações como esta.
???A universidade se sustenta no tripé ensino, pesquisa e extensão. O que fazemos aqui é levar conteúdos que normalmente seriam vistos na graduação de forma mais simples e prática para quem ainda não está na academia. Dessa forma, oferecemos conhecimento que pode preparar os jovens tanto para o vestibular quanto para o mercado de trabalho, cumprindo a função social da universidade???, afirmou o professor Nascimento.
A expectativa é que o curso não apenas capacite os jovens para aplicarem os conhecimentos no programa Florir, mas que também sirva como porta de entrada para novas perspectivas acadêmicas e profissionais, incentivando-os a considerar a formação superior.