UTFPR Toledo realiza cerimônia de posse, homenagem a servidores e entronização de fotografias de ex-diretores

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Toledo realizou, na última sexta-feira (31), uma sessão solene ao ar livre, no espaço entre a Biblioteca e o Restaurante Universitário, que reuniu três momentos especiais: a posse de novos servidores, a homenagem aos servidores com 18 anos ou mais de serviços prestados à instituição e o ato de entronização das fotografias dos diretores-gerais que estiveram à frente do campus entre 2007 e 2021.
O evento contou com a presença do reitor da UTFPR, professor Everton Lozano, que presidiu a solenidade, da vice-reitora, professora Vanessa Ishikawa Rasoto, e do diretor-geral do Campus Toledo , professor Elder Elisandro Schemberger. Também compuseram a frente de honra o diretor de Graduação e Educação Profissional, professor Ivan José Coser, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Mariana Sbaraini Cordeiro, o diretor-substituto de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Thiago Alex Hemkemeier, o diretor de Planejamento e Administração, Rodrigo José Kirsten, além da coordenadora de Gestão de Recursos Humanos, Lígia Mendes, e do coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Leandro Augusto de Carvalho.
Na abertura, o reitor destacou os 116 anos da UTFPR e, em especial, os 20 anos da transformação da instituição em universidade tecnológica (2005–2025), mencionando o papel dos servidores na consolidação dos 13 campi e no compromisso da UTFPR com o desenvolvimento do Paraná.
Posse de novos servidores
Em seguida, foi realizada a entrega dos termos de posse aos novos integrantes do quadro do Campus Toledo . Tomaram posse:
Assistente em Administração
Daiane Renata Kerniski
Professores do Magistério Superior
Alana Dias de Oliveira
Camila Vargas Neves
Jeferson José Baqueta
Juliano Scholz Slongo
Ivan Luiz Salvadori
Narayana Saniele Massocco
Michael Jackson Vieira da Silva
Paulo André Cremonez
Thiago Alex Hemkemeier
Durante a chamada, foram apresentadas brevemente as formações dos servidores, evidenciando a qualificação do novo grupo de servidores que passa a atuar em diferentes áreas do campus.
Homenagem a servidores pelos 18 anos (ou mais) de serviços prestados
A cerimônia também foi marcada pelo reconhecimento aos servidores que, em 2025, completaram ou completarão 18 anos ou mais de serviço na UTFPR, muitos deles presentes desde a instalação do campus em Toledo , em 2007. Foram homenageados:
Alcilene Evangelista da Costa – 26 anos
Alexandro Marcelo Zacaron - 18 anos
Araceli Ciotti de Marins – 18 anos
Edna Marta Pelosi – 18 anos
Elizane Maria de Siqueira Wilhelm – 18 anos
Gerson Filippini – 27 anos
Gilberto da Cunha Gonçalves – 18 anos
Hilário Gabriel Falkowski – 31 anos
Ivan José Coser – 18 anos
Janice Raimundi de Faria – 18 anos
Jefferson Gustavo Martins – 21 anos
Karen Hyelmager Gongora Bariccatti – 18 anos
Loreci Zanardini – 31 anos
Osni Hoss – 21 anos
Rafael Davis – 18 anos
Rosane Fátima Passarini – 20 anos
Sérgio Flávio Schmitz – 33 anos
Vilson Luiz Dalle Mole – 27 anos
Viviane da Silva Lobo – 18 anos
A organização registrou que alguns homenageados não puderam comparecer, mas tiveram seus nomes anunciados e reconhecidos publicamente.
Na fala de condução, foi ressaltado que esses servidores ajudaram a construir o campus “do zero”, quando a UTFPR Toledo ainda funcionava em prédio adaptado da antiga Funet, e que o crescimento atual da unidade é resultado direto do trabalho dessas pessoas ao longo de 18 anos.
Entronização da galeria de diretores-gerais (2007–2021)
A terceira parte da solenidade foi dedicada à entronização das fotografias dos diretores-gerais que estiveram à frente do Campus Toledo entre 2007 e 2021, marcando a inauguração da galeria institucional do campus. Foram homenageados:
Professor Carlos Roberto Juchen – diretor-geral de 2007 a 2013
(representado na cerimônia por sua filha Patricia Trevisani Juchen)
Professora Viviane da Silva Lobo – diretora-geral de 2013 a 2017
Professor Rodolfo Eduardo Vertuan – diretor-geral de 2018 a 2021
Cada ex-dirigente teve sua trajetória apresentada pelo cerimonial, com destaque para o papel que desempenharam na implantação, consolidação e expansão da UTFPR em Toledo , assim como pela contribuição às áreas de ensino, pesquisa, extensão e relacionamento com a comunidade.
Encerramento e homenagem ao Dia do Servidor
Ao final da solenidade, o reitor Everton Lozano, a vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto e o diretor-geral Elder Schemberger fizeram uso da palavra, agradecendo aos servidores pela dedicação à universidade e destacando o caráter histórico do ato, por reunir posse, homenagem e memória institucional em uma mesma ocasião.
Em seguida, todos os presentes foram convidados para um Café de confraternização em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, reforçando o reconhecimento da UTFPR aos profissionais que atuam diariamente no campus Toledo .


















Procura-se: cartão de crédito do Sicoob, em nome de Michelle Rosa Osório, perdido na região da Vila Pioneiro, entre a Escola Tancredo Neves, Walter Fontana e o trevo próximo ao Allmayer, no Jardim Panorama