Neste domingo (13/07), estamos diante de uma das parábolas mais belas, mas também mais desconcertantes, que Jesus já contou (Lc 10,25-37). As parábolas, em si, são narrativas nas quais Jesus toma aspectos da vida cotidiana e, ao colocá-los diante da nossa atenção e imaginação, tenta abrir uma brecha em nosso coração ??? justamente para que nossa imaginação consiga vislumbrar o impossível de Deus que se realiza nas possibilidades da nossa vida.
Jesus, propositadamente, não dá respostas prontas, nunca oferece soluções fáceis; Ele nos conta histórias para que, dentro delas, possamos reencontrar quem somos, redescobrir nossa própria história e adquirir um olhar capaz de ver onde Deus se insere dentro dessa nossa vida.
A cena é conhecida: um homem é atacado na estrada e fica caído, meio morto. Dois homens religiosos, um sacerdote e um levita, passam, veem o homem e não param, passando adiante. Quem se compadece é um samaritano ??? alguém visto com desconfiança pelos judeus. Ele para, vê o homem, se aproxima, gasta tempo e recursos com aquele ferido. Jesus, então, pergunta: ???Quem foi o próximo do homem caído???? A resposta não é teórica, mas prática: o próximo é quem tem misericórdia.
Essa parábola nos leva a refletir que, muitas vezes, colocamos fronteiras na prática do amor e da misericórdia: ???Devo amar quem pensa diferente de mim? Quem não faz parte do meu grupo? Até o inimigo???? Jesus nos ensina que o verdadeiro amor não escolhe a quem amar. O próximo é todo aquele que Deus coloca no nosso caminho. Amar como Cristo é ultrapassar barreiras, acolher até os que o mundo despreza.
Maestro Thermas Park Hotel com até 25% de desconto
Garanta dias de lazer com preço promocional. Oferta válida só até 15/03/2026.
Chill Pass Toledo: até 50% off em restaurantes parceiros
Descontos reais e ofertas exclusivas. Baixe o app gratuitamente e aproveite já!
Adega do Lago: Open Bar de Vinhos com Ingressos Limitados
Garanta seu ingresso e aproveite 6h de open bar e benefícios exclusivos. Vagas l...
Scooter sem CNH por R$ 4.990 à vista! Oferta especial da RJK Mobi
Mobilidade prática e econômica, sem burocracia, com autonomia de até 40 km.
Mais
Há dois gestos que o samaritano faz: ele não passa adiante e ele sente compaixão. Eis o desafio: exercitar, na nossa vida, a arte da compaixão. Não passar adiante, mas viver essa compaixão que, no Evangelho, significa ???ser tocado até as entranhas???, sentir dentro de nós a dor, as perguntas e as feridas da vida do outro ??? e cuidar delas. Ele se aproximou, tocou, curou. A compaixão cristã nasce quando deixamos de viver centrados em nós mesmos e abrimos espaço para a dor do outro. Não basta sentir, é preciso agir com ternura.
Vivemos todos num mundo ferido e todos precisamos ser curados. Mas isso só é possível se permanecermos atentos uns aos outros, se não estivermos absorvidos apenas por nós mesmos, por nossos compromissos, agendas lotadas, nossas correrias ??? inclusive as religiosas ???, negligenciando aqueles que nos pedem atenção.
Nissan Ninja Toledo: ofertas exclusivas em modelos 2026
Taxa 0% e supervalorização do seu usado
Nissan Ninja Toledo
Thitanium Studio Car: seu carro com aparência de novo
Detalhamento, polimento e vitrificação para proteção real e valorizaçã...
Thitanium Studio Car
Expresso Nordeste: conforto exclusivo na rota Toledo-SP
Viaje Leito Cama com poltronas reclináveis e compre fácil no WhatsApp ...
Expresso Nordeste
Combate Diniz Móveis e Eletro é patrocinador oficial do TEC
Garanta seu ingresso para o TEC com rapidez e praticidade direto na lo...
Combate Diniz Móveis e Eletro
Prati-Donaduzzi: vagas abertas em diversas áreas em Toledo
Impulsione sua carreira em uma das maiores indústrias farmacêuticas do...
Prati-Donaduzzi
Tolemalhas: Unifomes de qualidade para sua empresa
Garanta conforto e identidade visual para sua empresa. Solicite orçame...
TolemalhasEm vez de perguntar: ???Quem devo amar????, Jesus nos leva a perguntar: ???De quem eu posso me aproximar hoje???? A fé nos impulsiona a sair de nós mesmos, ir ao encontro, cuidar. Somos chamados a viver a ???espiritualidade do caminho???: sair do templo, ir em direção à estrada da vida, onde tantos estão feridos, esperando por compaixão.
Essa parábola é um convite à conversão: deixar que o amor transforme nosso olhar, nossas escolhas e prioridades. Ser cristão é fazer da fragilidade do outro uma missão de amor. E o rosto de Deus, muitas vezes, se revela naqueles que encontramos à beira da estrada.
Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo