Variantes de jogos famosos que você não conhecia

Os jogos de mesa são como música, filmes ou futebol, praticamente todo mundo que você conhece gosta. Não importa a idade, a localização ou os aparatos tecnológicos disponíveis, nós sempre estamos dispostos a nos divertir com uma boa partida. Diversão, aliás, é a palavra-chave para definir o que são eles. Afinal, quem nunca sentiu o tempo passar depressa enquanto se distraía com algum jogo de mesa?
E você sabia que muitos desses títulos possuem variantes que podem transformar o seu jeito de encará-los? No artigo de hoje vamos listar algumas das versões mais interessantes para que você possa conhecer e expandir ainda mais as suas possibilidades de diversão.
Truco Gaudério
O truco talvez seja o jogo de cartas mais popular no Brasil, ou pelo menos em boa parte do país. É um título que envolve emoção, blefe, muita estratégia e um pouco de sorte. Quem já presenciou partidas, sabe o quanto os jogadores as levam a sério, com uma linguagem própria, gestos e jogadas que são aprendidas com muita experiência.
Entretanto, é comum vermos a divisão do Truco entre o Paulista, mais comum na maior parte do Brasil) e o Mineiro que, apesar de não ter tanto alcance quanto o Paulista, também é muito conhecido. O que muitos não sabem é que existe uma terceira variante que possui muitas regras próprias, assim como um vocabulário único: o Truco Gaudério, também chamado de Truco Gaúcho e, como o próprio nome sugere, muito jogado no Rio Grande do Sul.
As principais diferenças dele para as outras versões são dois elementos: o envido e a flor. O primeiro é uma disputa paralela que ocorre antes do início de cada jogada e que não interfere nas outras regras, mas cria possibilidades para duplas marcarem pontos por conta da soma de naipes. A flor é uma forma especial de envido, que acontece quando um jogador possui três cartas do mesmo naipe.
Outra diferença crucial do Truco Gaudério para as outras é que nesse jogo não existe a carta “vira”, o que faz com que a dinâmica da partida seja completamente diferente.
Poker Omaha
Quando falamos em poker, é quase impossível não pensar no famoso Texas Hold’em. Mas apesar de não ser tão popular, o poker Omaha é uma das variantes mais divertidas e jogadas, tanto fisicamente quanto online. Isso ocorre principalmente porque a forma de se jogar se aproxima muito a do Texas Hold’em, porém, com detalhes que podem fazer toda a diferença no decorrer de uma partida.
A primeira delas é o número de cartas na mão que cada variante possui. Enquanto no Hold’em cada jogador ganha duas cartas, no Omaha o número sobe para quatro. É obrigatório que duas dessas quatro sejam “cartas da mão”, ou seja, das que foram recebidas, e é preciso combiná-las com três cartas da mesa para formar sua mão do jogo. No Texas Hold’em, existem diversas outras formas de se combinar.
Outra diferença crucial é que as apostas costumam ser muito maiores nessa variante, exatamente porque os jogadores recebem mais cartas e, consequentemente, têm mais chances de obter boas mãos. Até por isso, o poker Omaha é uma variante popular entre os jogadores de high stakes, ou seja, aqueles que costumam apostar mais alto.
Por estar exatamente em um ponto onde não é nem tão semelhante e nem tão diferente da versão mais popular do jogo, o Omaha costuma ser uma das opções mais divertidas para quem quer trabalhar a mente a partir de estratégias diferentes e, é claro, se divertir.

Xadrez King of The Hill - 200
O xadrez é, sem dúvidas, um dos jogos de mesa mais populares do mundo, com diversos clubes e adeptos em todo lugar. O que muitos não sabem, entretanto, é que esse também é um jogo que possui algumas variantes muito interessantes, e o King of The Hill (Rei da Montanha, em tradução livre) é uma das mais jogadas e divertidas.
Aqui, uma partida pode terminar de diferentes formas. Da convencional, com um xeque-mate; com um mate afogado, que é um empate no xadrez; e quando um dos jogadores consegue colocar o rei em uma das quatro casas centrais do tabuleiro (inclusive é daí que vem o nome dessa versão). Todas as peças se movimentam da mesma maneira que o xadrez convencional.
Uma das coisas mais divertidas em jogar o Xadrez King of The Hill é que, como o objetivo do jogo passa a ser outro, as estratégias de jogo também costumam mudar muito, sendo as jogadas defensivas muito mais utilizadas nessa variante.

















Encontrado: carteira com cartão em nome de Rosiane Amorim da Silva