No início do mês de maio, a vereadora Katchi Nascimento (MDB) assumiu vaga de vereadora na Câmara de Toledo. Primeira suplente do partido, a parlamentar participou da 17ª Legislatura por conta das licenças dos vereadores Leoclides Bisognin (06/05 a 20/05) e Beto Scain (21/05 a 04/06). Em apenas 30 dias, a parlamentar desempenhou papel ativo no Legislativo.
Mesmo em curta passagem pela Câmara, Katchi Nascimento foi autora ??? ao lado da vereadora Olinda Fiorentin ??? de um Projeto de Lei que está em tramitação. O PL n° 60/2024, segundo a ementa, ???Institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Asfixia Mecânica por Corpo Estranho???. O projeto prevê a realização de ações de conscientização por parte de ???instituições públicas e privadas de educação infantil e básica e de recreação infantil, os restaurantes populares, os setores de saúde pública e demais estabelecimentos que atendem o público infantil???.
Em discurso de despedida durante a 18ª Sessão Ordinária, a parlamentar exaltou os trabalhos realizados pelo Legislativo. ???O período que estive aqui como vereadora foi muito enriquecedor. Pude entender como a Câmara funciona, conhecer os setores e os servidores. Levarei essa mensagem a todos que dizem que ???vereador não faz nada???. Que pudessem presenciar o dia a dia de um de nós. Parabenizo e já vejo com outros olhos todas as funções que os nobres realizam???, ressalta.
No dia 4 de junho, em seu último dia na Câmara, Katchi Nascimento protocolou duas indicações. A primeira tem o objetivo de solicitar a ???alteração no plano de cargos e salários da Prefeitura Municipal em relação ao cargo de motorista com lotação no Gabinete da Secretaria de Saúde???, para criar o cargo de ???Condutor de Ambulância???. A segunda proposição indica ao Executivo a ???ampliação de castrações de animais domésticos para tutores com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa, mediante fila de espera???. No mesmo dia, a vereadora realizou um requerimento, com o intuito de solicitar ???que sejam empregados esforços para disponibilização de consultas especializadas em endocrinologia e nefrologia para a 20ª Regional de Saúde???.
As três proposições estarão na pauta da 19ª Sessão Ordinária, no dia 10 de junho. A vereadora já havia protocolado um requerimento (n° 36/2024) e 11 indicações (n° 521, 522, 523, 530, 531, 576, 577, 586, 616, 617 e 618) ??? proposições já apresentadas em Plenário.
Histórico
Katheli Mayumi Hino do Nascimento foi candidata a vereadora pelo partido Movimento Democrático Brasileiro ??? MDB, obtendo 411 votos, ficando como primeira suplente. Atuou como Presidente do MDB Mulher Toledo, com o objetivo de fomentar a participação feminina na política. Mais informações sobre a vereadora podem ser encontradas no site da Câmara:
https://www.toledo.pr.leg.br/vereador/10/ver-katchi-nascimento.