Vereadores de situação pedem suspensão dos subsídios de Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó

Por: Kelvin Polasso
Vereadores de situação pedem suspensão dos subsídios de Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó
📷 Foto: Divulgação - Câmara de Vereadores de Toledo

Na última quarta-feira, dia 06 de agosto, um grupo de 10 vereadores da base governista da Câmara Municipal de Toledo protocolou um ofício junto à presidência da Casa solicitando a imediata suspensão do pagamento dos subsídios aos vereadores Edmilson Dias Barbosa, o Dudu Barbosa (MDB), e Valdomiro Nunes Ferreira, o Bozó (PL). Ambos foram afastados de suas funções legislativas por 180 dias, por decisão da 1ª Vara Criminal de Toledo, em decorrência de uma denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR) por corrupção passiva.

O pedido é assinado pelos vereadores Professor Oseias, Chumbinho Silva, Valtencir Careca, Odir Zoia, Luiz Fritzen (todos do Progressistas), Bruno Radunz e Ricardo Santos (Republicanos), Marcos Zanetti (Cidadania), Jairo Cerbarro (Democracia Cristã), Genivaldo Jesus (PSD). Os demais parlamentares não assinaram o documento.

No documento endereçado ao presidente Gabriel Baierle (União Brasil), os parlamentares argumentam que o pagamento de subsídios a agentes políticos está condicionado ao exercício efetivo do mandato, e que, em casos de afastamento judicial, como o que recai sobre Dudu Barbosa e Bozó, a remuneração deve ser suspensa, sob risco de prejuízo aos cofres públicos. O ofício cita jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e orientações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que respaldam a suspensão de salários em situações semelhantes.

????? indevido o pagamento de subsídio a agente político afastado de suas funções por decisão judicial que o impeça de exercer plenamente o mandato???, diz trecho da consulta de Nº 733422/16 do TCE-PR, mencionada no ofício. Os vereadores ainda ressaltam que a manutenção do pagamento, nas atuais circunstâncias, pode configurar dano ao erário e ofensa aos princípios da moralidade, legalidade e economicidade.

Entenda o caso

O afastamento de Dudu Barbosa e Bozó foi formalizado no Ato de Nº 14/2025, publicado pela Mesa Diretora da Câmara no dia 05 de agosto. A medida atende a um pedido cautelar do MPPR, baseado em uma denúncia que acusa os dois parlamentares de solicitarem propina no valor de R$ 300 mil a representantes de uma empresa do setor de energia renovável. O suposto pagamento seria exigido como condição para a aprovação de um projeto de lei que tratava da regularização de servidão administrativa, necessária à implantação de uma Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, na Estrada da Usina, em Toledo.

A denúncia, recebida pela Justiça, sustenta que o pedido de vantagem indevida ocorreu em 31 de outubro de 2024. O caso tramita sob sigilo na 1ª Vara Criminal de Toledo, sob o número 0008332-36.2025.8.16.0170. Em nota oficial, a Câmara de Toledo afirmou que adotou todas as medidas legais e regimentais para cumprir a decisão judicial e reafirmou o seu compromisso com a legalidade, a transparência e o interesse público.

Suplência indefinida

Até o momento, a presidência da Câmara não se manifestou oficialmente sobre a convocação dos suplentes. No caso do MDB, o primeiro suplente é o Professor Genário, que já ocupa temporariamente uma cadeira desde o dia 04 de agosto, devido à licença da vereadora Professora Marli. Caso sua permanência se estenda, o segundo suplente, Beto Scain, poderá ser convocado. Para a vaga de Bozó, o primeiro suplente é o ex-vereador Geraldo Weisheimer.

Posicionamento dos investigados

Tanto Dudu Barbosa quanto Valdomiro Bozó negam qualquer envolvimento em atos ilícitos e alegam que ainda não foram notificados formalmente sobre a denúncia.

Em nota à imprensa, Dudu afirmou não ter praticado o ato em investigação. ???Reitero, de forma categórica, que não tentei nem pratiquei qualquer dos atos mencionados nas matérias jornalísticas. Tenho plena confiança na Justiça e estou à disposição para colaborar com o esclarecimento integral dos fatos???.

Bozó também se manifestou, dizendo que "não cometeu nada de errado" e que desde 2021 buscava uma solução para a situação envolvendo a empresa denunciada, a qual, segundo ele, teria descumprido compromissos assumidos em Audiência Pública. ???Com certeza, em breve, a justiça será feita???, declarou.

Ao final de sua nota, Bozó agradeceu os 1.331 votos recebidos nas eleições de 2024 e garantiu que continuará honrando a confiança dos seus eleitores.

Últimas Notícias

Mulher perde o controle e capota Fiesta na BR-163, em Cascavel
Cotidiano

Mulher perde o controle e capota Fiesta na BR-163, em Cascavel

Há 11h
Homem é encontrado morto dentro de carro em posto às margens da BR-277
Policial

Homem é encontrado morto dentro de carro em posto às margens da BR-277

Há 11h
Repórter vai cobrir acidente no Paraná e descobre que vítima era tio dele
Cotidiano

Repórter vai cobrir acidente no Paraná e descobre que vítima era tio dele

Há 11h
Bebê de 1 ano morre após capotamento de automóvel na PR-471
Policial

Bebê de 1 ano morre após capotamento de automóvel na PR-471

Há 11h
Carga milionária de mercadorias estrangeiras avaliada em mais de R$ 3 milhões é apreendida em Cascavel
Policial

Carga milionária de mercadorias estrangeiras avaliada em mais de R$ 3 milhões é apreendida em Cascavel

Há 11h
Cascavelense de 25 anos morre em grave acidente em rodovia no Rio Grande do Sul
Policial

Cascavelense de 25 anos morre em grave acidente em rodovia no Rio Grande do Sul

Há 12h
Após estouro de pneu, carro roda na pista e bate em caminhão entre Toledo e Cascavel
Policial

Após estouro de pneu, carro roda na pista e bate em caminhão entre Toledo e Cascavel

Há 12h
Gaeco denuncia quatro pessoas por suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Paraná
Policial

Gaeco denuncia quatro pessoas por suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Paraná

Há 12h
VBP Agropecuário do Paraná cresce 13% e alcança R$ 212,6 bilhões em 2025
Cotidiano

VBP Agropecuário do Paraná cresce 13% e alcança R$ 212,6 bilhões em 2025

Há 12h
Atleta de Toledo conquista título paranaense de Kung Fu - Wushu Sanda
Esportes

Atleta de Toledo conquista título paranaense de Kung Fu - Wushu Sanda

Há 12h
SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
Brasil e Mundo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Há 13h
Diocese de Toledo comemora 67 anos de história e missão no Oeste do Paraná
Variedades

Diocese de Toledo comemora 67 anos de história e missão no Oeste do Paraná

Há 13h
Ver mais notícias