Na terça-feira, 16 de setembro, a Usina do Conhecimento abriu suas portas de forma especial, para cerca de 50 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Toledo. A ação marcou a primeira edição do projeto "Uma noite na Usina", realizado em parceria entre a disciplina de Estágio 4 do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR ??? Câmpus Toledo e a Usina.
A proposta nasceu de um pedido da professora Leila de Souza Boeno, do CEEBJA, que procurou o professor Rodolfo Eduardo Vertuan, um dos coordenadores da Usina. ???A Usina do Conhecimento geralmente não tem agendamento de visitas mediadas no período da noite. Mas quando a professora Leila entrou em contato comigo perguntando da possibilidade, conversamos com as alunas do curso de Licenciatura em Matemática que toparam o desafio. Assim, surgiu o projeto 'Uma noite na Usina'. No dia 16 recebemos cerca de 50 estudantes da EJA de Toledo , e no dia 30 receberemos mais de 60 estudantes de Toledo e Quatro Pontes. Certamente, esse é um projeto que veio para ficar e, em breve, mais noites serão disponibilizadas!???, afirmou o docente.
Precisa de visibilidade na sua campanha eleitoral?
A Placa Mídia te ajuda! Comunicação visual com qualidade e agilidade
Combate Diniz Móveis e Eletro: sua casa pronta para a Copa
Estofados a partir de R$ 159,90 mensais e televisores a partir de R$179,90 mensa...
Viabilize: referência contábil desde 2004 em Toledo
Atendimento personalizado e suporte completo para empresas em todas as etapas
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produtos lacrados...
Mais
Experiência Enriquecedora para os Estudantes
Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar os experimentos da Usina de forma guiada, relacionando teoria e prática em um ambiente lúdico e interativo. Para a professora Vania Maria Rodrigues Belarmino, do Colégio Estadual Senador Atílio Fontana, a noite foi enriquecedora: ???A visita à Usina foi extremamente agradável para todos os participantes. Os alunos relataram que adoraram a experiência e conseguiram esclarecer diversos pontos que até então eram desconhecidos para eles. (...) Eles gostaram bastante do assento com pregos, dos óculos de realidade virtual e do relógio, que foi considerado uma invenção inédita por muitos???.
Técnico em Inteligência Artificial e Técnico em Transações Imobiliárias
Garanta sua vaga até 13/07 no Senac de Toledo!
Senac Toledo
Hospital de Olhos de Toledo: estrutura moderna e tecnologia avançada
Diagnóstico precoce evita até 80% dos problemas de visão. Agende consu...
Hospital de Olhos de Toledo
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Positano Móveis Planejados: Soluções Sob Medida para Seu Lar
Transforme ambientes com projetos personalizados e condições de pagame...
Positano Móveis Planejados
Agronomia, Farmácia, Biomedicina, Podologia, Pedagogia, Enfermagem
Garanta ensino superior de qualidade e condições especiais em diversos...
Unopar Toledo
Achei IPhone: referência em iPhones com garantia em Toledo
Compre seu iPhone revisado, selecionado e com atendimento especializad...
Achei IPhoneJá a professora Leila de Souza Boeno, do CEEBJA, destacou o impacto pedagógico da atividade: ???A visita proporcionou que eles estabelecessem relação entre o conteúdo que aprendem em sala de aula e outros campos do conhecimento, como Física e Ciências. Despertar essa curiosidade é o papel do professor, e que bom que nesse dia pudemos proporcionar esse momento para eles???.
Estágio e Formação Docente
As visitas foram conduzidas pelas estagiárias Dayane Gabriela Klein Franca e Ana Paula Della Betta, estudantes do 4º ano de Licenciatura em Matemática da UTFPR, com apoio de colegas do curso e extensionistas da Usina.
Dayane ressaltou a importância da vivência em espaços não formais: ???Você aprende a contextualizar cada explicação para públicos muito diferentes, desde crianças até adultos. Isso desenvolve habilidades fundamentais para a formação docente, pois exige exemplos do cotidiano que aproximem o conhecimento científico da realidade das pessoas???.
Para Ana Paula, a experiência com estudantes da EJA foi transformadora: ???Foi fascinante. Ver os olhos deles brilhando no espaço de ilusão de ótica foi gratificante. Esse tipo de estágio é totalmente diferente de estar em sala de aula. A troca entre alunos e professores é significativa, e acredito que todo futuro docente deveria vivenciar isso???.
Um Projeto Que Continua
Com inscrições esgotadas em apenas dois dias de divulgação, o evento aconteceu no dia 16 e tem a segunda noite na Usina no próximo dia 30 de setembro, quando novos grupos da EJA, desta vez de Toledo e Quatro Pontes, visitarão a Usina do Conhecimento.
Mas a Usina do Conhecimento já se organiza para lançar nova edição do Projeto e informa a todos os interessados que acompanhem as novidades no Instagram da Usina: @usina.td.
A iniciativa "Uma Noite na Usina" reforça o compromisso da UTFPR e da Usina em democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, mostrando que aprender pode ser, além de necessário, uma experiência prazerosa e inesquecível.