1º Fórum Estratégico da Empregabilidade será realizado em Toledo na quinta-feira (21)

Na próxima quinta-feira (21) o município de Toledo sediará a 1ª edição do Fórum Estratégico da Empregabilidade. O evento ocorre no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico das 13h30 às 18h30. A organização fica a cargo do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).
São apoiadores a Prefeitura de Toledo, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e a Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar).
O 1º Fórum da Empregabilidade vai reunir os mais importantes segmentos, profissionais e autoridades de todo o Paraná para uma tarde de muita informação, troca de experiências, network e oportunidades sobre o mercado de trabalho na região.
O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, argumenta que o evento será muito importante, pois irá debater a escassez de mão de obra na região e discutir as melhores soluções para aproximar as empresas e os profissionais. “Vivemos em uma região que cresce de forma rápida e expressiva, mas que enfrenta escassez de mão de obra. Milhares de vagas abertas em várias cidades do Oeste. Um corredor de frigoríficos e indústrias que precisam de todo o tipo de recursos humanos. Essa realidade será debatida no 1º Fórum da Empregabilidade pelo POD. A intenção é entender a dinâmica e discutir soluções para aproximar empresas e profissionais. Temos convicção de que o evento vai levantar essas discussões que precisam ter a devida importância na pauta regional, tendo em vista o quanto afeta o nosso crescimento”.
Rainer revela que a ideia da realização do Fórum da Empregabilidade foi levantada pelo setor produtivo mediante a grande demanda por mão de obra, e que diante disso o POD não poderia se isentar. “Esse assunto foi levantado diante da preocupação do setor produtivo com a enorme geração de vagas de trabalho. Não podemos ignorar o impacto disso em todos os setores, inclusive na economia e desenvolvimento sustentável em nossa região. A ausência de mão de obra não é a única preocupação. A formação para um mundo do trabalho que passa por profundas e rápidas transformações no atual cenário também é um desafio. O POD não pode se ausentar do debate de uma situação que pode interferir no crescimento de uma das regiões mais prósperas e produtivas do país. O POD acredita que ao organizar a sociedade e planejar o crescimento, evita grandes problemas e desequilíbrios sociais”.
O presidente do POD também ressalta que para mudar esse cenário é preciso ouvir todos e pensar no longo prazo. “Vamos ouvir os setores e buscar soluções para que essa conta feche. A saída para resolver esse impasse passa por compreender o que de fato ocorre. O crescimento da economia passa por esses desafios e a contratação hoje é um dos gargalos para o desenvolvimento. Não podemos pensar apenas no curto prazo, pois um território planejado para crescer precisa levar em consideração esse assunto. É preciso sentir a real necessidade das empresas e os anseios dos profissionais, passando pela educação, formação técnica e até pelas políticas públicas”, disse Zielasko.
Por fim, Rainer destaca que hoje a pergunta a ser respondida é clara, como melhorar o problema da empregabilidade sem gerar mais dificuldades para os profissionais e empresas. “Nosso público é estratégico, pois a discussão visa trazer respostas para uma pergunta que temos hoje, que é clara e exige uma resposta objetiva e que tenha a força de contribuir com o potencial desenvolvimento que planejamos e construímos para o nosso território. Como resolveremos a empregabilidade sem desencadear problemas sociais, ao mesmo tempo em que interagimos com a formação profissional e a retenção de mão de obra qualificada? O setor produtivo precisa dessas respostas para continuar gerando renda e trabalho para toda a sociedade”, conclui Rainer Zielasko.
Confira a programação completa do 1º Fórum Estratégico da Empregabilidade
- 13h30 - Recepção e credenciamento
- 14h00 - Abertura
- 14h30 - Dados sobre o Mercado de Trabalho na Região Oeste do Paraná. Apresentação do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Unioeste
- 15h00 - O Mercado de Trabalho sob a ótica do Poder Público. Apresentação de Rogério Helias Carboni - secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho
- 15h30 - O impacto da educação e da formação profissional no desenvolvimento econômico da Região Oeste. Apresentação de Luiz Donaduzzi - presidente da Prati-Donaduzzi e fundador do Biopark
- 16h00 - Intervalo com coffe
- 16h30 - Empregabilidade: a Visão do Setor Produtivo. Apresentação de Elias Zydek - diretor executivo da Frimesa e de Carlos Valter Martins Pedro - presidente da FIEP
- 17h00 - A legislação e os impactos nas relações de trabalho - Apresentação de Marlos Melek - juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e de Alexandre Furlan - vice-presidente para a América Latina da Organização Internacional dos Empregadores (OIE)
- 18h30 - Encaminhamentos do evento e Encerramento




















Procura-se: cartão da Pluxee em nome de Marta Regina Barbosa Davide, perdido nas proximidades do Lago Municipal de Toledo