ACIT convida para uma pausa pela saúde no Outubro Rosa

O Outubro Rosa chegou a Toledo com uma noite marcada por inspiração e informação: a 8ª edição do evento Pausa para o Rosa. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), em parceria com a UNIPRIME Pioneira e o Núcleo da Mulher Empresária da ACIT, o encontro realizado em 1º de outubro marcou, oficialmente, o início da campanha na cidade. O evento reforça a importância da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
A diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da ACIT Maria Rita Pozzebon destacou o compromisso da entidade com a saúde e o cuidado com a vida. “O Outubro Rosa é mais que uma campanha. Ele é um movimento de esperança, de união e de informação”.
Reflexão e inspiração
Durante o evento, o público teve a oportunidade de aprender, refletir e se inspirar com profissionais que reforçaram a ideia de que saúde é resultado de escolhas conscientes, estilo de vida equilibrado, autocuidado e apoio mútuo.
A nutricionista Márcia Pasa e a enfermeira oncológica Andréa Pereira de Melo Tratch participaram de um talk show especial. Márcia ressaltou a importância de uma alimentação rica em nutrientes e de hábitos saudáveis. “Preciso cuidar do meu intestino e ingerir água é fundamental. Além disso, o indivíduo precisa ter sono de qualidade. Também devemos gerenciar o estresse e evitar o tabaco. Um pilar sempre dá sustentabilidade ao outro e precisamos criar hábitos que proporcionem saúde e bem-estar”.
Já Andréa reforçou o papel da informação na prevenção. “A campanha em 2008 foi realmente alavancada. São quase 20 anos e os números somente aumentam. O câncer de mama tem prevenção. Mulheres: vamos fazer o autoexame. Respeite a si e o seu corpo”.
Saúde como prioridade
A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Kátia Mello, enfatizou que o Pausa para o Rosa é um momento para reforçar o significado do Outubro Rosa e a importância do cuidado com a saúde feminina. “Trata-se de um movimento mundial, que lembra da luta contra o câncer”. Ela complementou que a informação é o maior cuidado e representa um gesto de amor.
Kátia também destacou o caráter transformador do evento. “Que possamos sair daqui mais conscientes, fortes e comprometidas em cuidarmos de nós e de incentivarmos outras mulheres a fazerem o mesmo”.
A analista de gestão de pessoas da Uniprime Pioneira Fabiene Cielo enfatizou que o evento se consolida como um espaço essencial de conscientização e cuidado integral com a mulher. “A parceria com a ACIT reflete a união de forças entre instituições que compartilham os propósitos em comum. Entre eles, o de promover a saúde e o bem-estar da mulher através da prevenção e da conscientização. Entendemos que cuidar da saúde da mulher vai além de exames e procedimentos, e sim, é criar um ambiente de estudo genuíno, acolhimento e informação de qualidade”.
O presidente da ACIT Cristiano Dall’Oglio da Rocha salientou o papel da entidade na promoção da saúde feminina. “É o momento de troca de experiência, de relacionamento, de fortalecimento, mas principalmente, momento de conscientização e preservação da saúde da mulher”.















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino