Anita Garibaldi recebe estreia do projeto “Teatro nas Escolas”


Foto: Divulgação

A contação da história “Pimplinações de Yby” marcou, nesta sexta-feira (1º), o início do “Teatro nas Escolas”, projeto da Secretaria da Cultura que conta com o apoio da Secretaria da Educação, da Itaipu Binacional, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e do Convênio Linha Ecológica. Encenada pela artista e arte-educadora Nara Mattana, de Palotina, a peça foi apresentada, em duas sessões, a estudantes da Escola Anita Garibaldi, no Jardim Europa.

E o lugar escolhido não poderia ser melhor: a arena do Circo da Alegria, que serviu de palco para histórias (não estórias) da nossa terra que foram recontadas na forma de lendas. As secretárias da Cultura (Rosselane Giordani) e da Educação (Marli Gonçalves Costa) prestigiaram o espetáculo, que atraiu a atenção do público, que também pôde conhecer um pouco mais sobre o folclore brasileiro.

Programação

O cronograma do “Teatro nas Escolas” segue com mais quatro espetáculos em julho. Na próxima terça-feira (7) o projeto chega à Escola Municipal Walmir Grande (Jardim Panorama), que viverá, às 10h e às 14h, as emoções da peça “Pescando histórias: o sonho da tartaruga e a girafa sem sono”. Contada pela artista e arte-educadora Izabela Fernandes de Souza, de Foz do Iguaçu, a história é um encontro com a literatura e a oralidade de matriz africana e fronteiriça, que busca criar pontes entre contos e a experiência local de pescadores, ribeirinhos e a tradição afro-brasileira do Oeste do Paraná.

Nara Mattana retorna a Toledo no dia 20 (segunda-feira), quando ministrará para os alunos da Escola Waldyr Luiz Becker (Jardim Coopagro) contação de história e brincadeiras intituladas “Pimplinações brincantes”. A peça traz a história de Clara e Morena, que, mesmo em universos tão diferentes e distantes, conseguiram se encontrar para brincar e para mudar o reino onde moravam. Essa amizade levará os espectadores por mundos encantados, coloridos de muita magia, emoção e brincadeira – falando ainda em retornos, Izabela Fernandes de Souza volta a Toledo no dia 21 (terça-feira) para apresentar a peça “Pescando histórias: o sonho da tartaruga e a girafa sem sono” na Escola André Zenere (Jardim América). 

No dia 26, às 14h00, a Escola Municipal Norma Demeneck Belotto (Jardim Gisela) recebe a atriz e arte-educadora Aline Fernandes, integrante do Grupo Put´s de Teatro (Toledo), que fará a contação da história “Os animais do zodíaco chinês”. O enredo é baseado na lenda folclórica chinesa que narra como Buda decidiu quais animais fariam parte do Zodíaco. O objetivo é trazer um conto popular de outro país para despertar o interesse do público pelas ricas culturas existentes ao redor do mundo, uma oportunidade de trabalhar com a diversidade e a tolerância com pessoas diferentes do seu meio.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias