Se há 10 anos o improviso dava a tônica da bocha paralímpica em Toledo, a partir deste sábado, 22 de fevereiro de 2025, o município tem tudo para se tornar uma referência ainda maior na modalidade após a inauguração da sede própria da Associação Toledana de Esporte e Cultural (Atec), na Rua ??ngela Zanella, 894, região do Grande Coopagro. O espaço onde antes funcionava uma parte do Centro de Treinamento do TCW foi completamente remodelada graças ao esforço do empresário Ademar Malacarne e de um ???grupo de abnegados que abraçou a causa da modalidade, arregaçou as mangas e decidiu agir???, resume a presidente da Atec, Silvana Santos.
Ela lembra que tudo começou numa conversa meio por acaso entre ela, a irmã Fábia ??? hoje responsável técnica pela modalidade ??? e pelo atleta Ronaldo Scariot. ???Uma loucura que ganhou corpo, encontrou voluntários e que hoje se concretiza nesta nova sede???, afirma a emocionada Silvana.
Bompel Indústria de Calçados: liderança em exportação
Participe de uma equipe referência internacional em inovação e qualidade. Cadast...
Coimbra PetShop: banho e tosa com Táxi Dog grátis
Pacotes semanais e quinzenais dão brinde exclusivo e conforto extra para seu pet...
Super Dicas Toledo: promoções reais direto no WhatsApp
Entre nos grupos e receba descontos exclusivos do comércio local sem perder temp...
AF Turismo leva você ao Grenal com tudo incluso
Pacote com transporte, hotel, café da manhã e ingresso. Parcelamento sem juros a...
Mais
Improviso que deu resultados
Lembra do improviso do início do texto? Pois não é exagero! A professora Fábia Freira da Silva, responsável técnica pela modalidade em Toledo, lembra que ela e Ronaldo treinavam com uma calha de PVC cortada ao meio. ???O Ronaldo chegava a sangrar a mão porque ele batia no cano de PVC e cortava???, recorda. Aos poucos outros foram se somando até se chegar ao projeto da sede própria e melhores condições de treino para estes super atletas.
???Eu queria ressaltar que com trabalho, com seriedade a gente consegue frutos sim. No começo falavam que eu era louca, mas hoje temos atletas credenciados para receber a bolsa atleta do Ministério dos Esportes e com resultados nacionais de destaque???, resume Fábia.
Esforço de cada um
O prefeito Mario Costenaro ressalta que a palavra hoje é acreditar e o espaço da sede da Atec é uma demonstração disso. ????? preciso que a gente entenda esse espaço como motivação para que as coisas aconteçam e a gente transforme o mundo num lugar melhor???, diz o prefeito.
Para Costenaro, o exemplo do empresário Ademar Malacarne e de todos que abraçaram a causa da bocha paralímpica em Toledo serve para reforçar a necessidade de ???termos mais homens que falem menos e que façam mais???. Além disso, ressalta o prefeito, é preciso reconhecer o trabalho político de todos, na Câmara Municipal começando pela declaração de utilidade pública pela vereadora Professora Marli e a permuta de terrenos que viabilizou a construção quando atual vice, Lucio De Marchi, era o prefeito de Toledo.
Odonto San: Lentes de contato dental e facetas de resina em 12x
Aproveite condições facilitadas e garanta seu tratamento estético
Odonto San
Curso Presencial de Elétrica Automotiva acontece em Toledo
Formação completa no SENAI Toledo. Vagas limitadas. Parcelamento em at...
SINDIREPA OESTE PR
Casa Cor Tintas: ambientes acolhedores neste inverno
Transforme sua casa com cores e consultoria especializada para mais co...
Casa Cor Tintas
Nio Fibra: 1 Giga de internet com 50% de desconto em Toledo
Oferta exclusiva: 1 Giga, Wi-Fi 6 e Globoplay por 12 meses por apenas ...
Nio Fibra Toledo
Alfa Agência Local: mídia indoor estratégica em Toledo
Alcance o público certo com TVs em locais de grande circulação. Gestão...
Alfa Agência Local
Shopping China amplia horário para mais comodidade
Segunda a sábado das 08h às 20h e Domingo das 08h às 16h
Shopping China???Aqui nos mostra que o mais importante não é o tamanho da obra, mas sim o significado da obra. Precisamos compreender como todos somos importantes para Toledo???, afirma o prefeito que completa: ???O esforço de mãos que sangraram não foi em vão e que este esforço sirva de exemplo para todos nós. Espero ser mais ativo e mais parceiro na busca de soluções da entidade, junto com a comunidade???, finaliza Costenaro.
Lucio De Marchi lembra bem todo trâmite para a regularização do espaço onde está agora a sede da Atec e frisa que a decisão permitiu estabelecer uma ???ação humana para atender uma luta de anos??? e ainda que ???cada gestão, com seu olhar, ao seu tempo, fez sua parte???.
Câmara é parceira
O presidente do Legislativo, vereador Gabriel Baierle, fez questão de colocar o Legislativo à disposição da entidade para futuros projetos. ???Tudo aquilo que estiver ao nosso alcance será feito porque aqui está um belo exemplo de superação que merece nosso respeito???, afirma.
O vereador Jairo Cerbarro abraçou a causa antes mesmo de entrar no Legislativo e diz estar ???muito feliz??? em poder finalmente ver a obra concluída. ???Ainda há muito a ser feito, mas estarei ao lado desta causa sempre???, ressalta.
A vereadora Professora Marli também participou da cerimônia e foi lembrada por todos pelo papel importante na formação da Atec.
O secretário de Esportes e Lazer André Alcará também participou do evento, assim como o ex-prefeito Derli Donin, representando o deputado estadual Hussein Bakri.
Histórico
A Associação Toledana de Esporte e Cultura (Atec) foi criada em agosto de 2018 com o objetivo de promover atividades sociais, culturais, educacionais e desportivas que contribuam para a difusão e o desenvolvimento do campo esportivo, inclusive do esporte adaptado e paralímpico, voltados às pessoas com paralisia cerebral e outras deficiências. Desse modo, a associação abraçou o Projeto "Bocha Paralímpica", criado em 2013, com vistas a ampliar o atendimento de pessoas com deficiências físicas severas (paralisia cerebral e tetraplegia).