Atletas da melhor idade de Toledo representam o município no nacional de voleibol adaptado

Uma equipe de atletas da melhor idade vai representar o município de Toledo na Sexta-Final Nacional da Superliga da Melhor Idade, competição promovida pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA). Os jogos serão realizados na cidade de Sorriso-MT, entre os dias 28 de janeiro e 01º de fevereiro de 2026, reunindo municípios de todo o país que obtiveram os melhores resultados nas etapas estaduais.
A classificação para a fase nacional veio após a excelente campanha na etapa estadual, disputada no final de 2025, em Nova Santa Rosa, quando a equipe conquistou o primeiro lugar em todas as categorias em que participou. Com esse desempenho, o município garantiu vaga na Série Ouro da competição, considerada a elite da Superliga da Melhor Idade, tanto no feminino quanto no masculino, nas categorias 45+ e 58+.
Para a disputa nacional, a delegação será composta por 25 atletas, sendo 13 do naipe feminino e 12 do masculino. Com exceção de uma atleta no feminino e um no masculino, todos os participantes têm 60 anos ou mais, reforçando o protagonismo da pessoa idosa no esporte adaptado. Mesmo assim, os atletas também competirão na categoria 45+, demonstrando alto nível técnico, preparo físico e competitividade. Além dessas faixas etárias, a CBVA ainda organiza disputas nas categorias 68+ e 75+, embora o município participe apenas das duas primeiras nesta edição.
A expectativa da comissão técnica é bastante positiva, impulsionada pela confiança no trabalho desenvolvido ao longo do último ano. Segundo Wellington Silveira, diretor do Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o objetivo é colher os frutos dos treinamentos realizados em 2025 e intensificados no início de 2026. “Estamos levando nossos atletas da melhor idade, inclusive para a categoria 45+, com muita confiança. A expectativa é grande, porque sabemos do potencial e da dedicação de cada um deles”, destacou o diretor.
O vôlei adaptado é uma modalidade relativamente nova no município. O trabalho teve início no segundo semestre de 2025, após a equipe identificar a existência da competição em nível nacional e se interessar pela proposta esportiva. A partir disso, os atletas passaram por um período de aprendizado, adaptação às regras e treinamentos específicos, o que rapidamente resultou em bons resultados já na fase estadual.
Com a confirmação da vaga na Série Ouro, os treinos foram intensificados e o início das atividades do Centro de Treinamento de Idosos (CTI) para este grupo foi antecipado, justamente para elevar ainda mais o nível técnico da equipe. “A expectativa é que a participação na competição nacional traga não apenas resultados esportivos expressivos, mas também fortaleça o projeto e sirva de incentivo para outros idosos aderirem à prática esportiva”, destacou o secretário de Esportes e Lazer do Município de Toledo, Jozimar Polasso.
A delegação embarca para Sorriso na próxima segunda-feira, dia 26, levando consigo a responsabilidade de representar Toledo em uma das principais competições do país voltadas ao esporte da melhor idade, além do orgulho de demonstrar que o envelhecimento ativo, saudável e competitivo é uma realidade cada vez mais presente.




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido