A violenta morte de Gabrielle de Lima Rodrigues, de 34 anos, vítima de violência doméstica, e do seu pai, Vicente José Rodrigues, de 68 anos, ocorrida na última segunda-feira, 18, chocou a população de Toledo. Pensando nisso, um Ato Público em solidariedade à família de Gabrielle e em repúdio a violência contra as mulheres será realizado na sexta-feira (22), no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal). A concentração será a partir das 18h00.
A iniciativa não tem uma pessoa ou entidade organizadora e surgiu através do diálogo entre pessoas ligadas ao setor de assistência social e movimentos de combate à violência contra as mulheres. A assistente social, Cristhiane Novello, é uma das incentivadoras do Ato e deu mais detalhes de como a ideia surgiu.
Maestro Thermas Park Hotel: férias de julho em até 10x
Garanta 3 noites com pensão completa e transporte incluso. Vagas limit...
Maestro Thermas Park Hotel
Biopark Educação: Garanta a transferência para 2026
Matrículas abertas até 03/08, aprendizado personalizado.
Biopark Educação
Belenzier traz nova linha DS para manutenção automotiva
Encontre sensores, cabos ABS e mais. Garanta qualidade para seu veícul...
Belenzier
Combate Diniz Móveis e Eletro: sua casa pronta para a Copa
Estofados a partir de R$ 159,90 mensais e televisores a partir de R$17...
Combate Diniz Móveis e Eletro
Lotérica Panorama: aposte online com confiança e tradição
Faça sua aposta rápida e segura nos maiores bolões da região. Loja on-...
Lotérica Panorama
Bless Clínica Veterinária: atendimento 24h com especialista
Emergências atendidas a qualquer hora. Consulta com mesmo valor do dia...
Bless Clínica Veterinária???A proposta surgiu de diálogos com demais colegas, em especial pela provocação da também assistente social Jaqueline Machado, militante em movimentos sociais nesta área e que atualmente compõe uma equipe de referência para mulheres e população LGBTQIAP+ vítimas de violência, no CREAS II. Lançamos a ideia em grupos e a adesão foi surgindo voluntariamente, não existe um órgão específico promovendo o ato, é uma construção orgânica da sociedade civil, movidos pela indignação e dor da perda precoce de Gabrielle. Estamos em contato com algumas instituições e organizações da sociedade civil em busca de apoio para viabilizar a ação???, esclareceu Cristhiane.
Cristhiane Novello, mencionou que a principal intenção do Ato Público é prestar solidariedade à família enlutada. ???A intenção do ato, a priori é solidarizar-se coletivamente à dor da família duplamente enlutada, oportunizando que Gabrielle seja homenageada neste ato, mas também sentimos cada vez mais a necessidade em divulgar amplamente dados referentes a todas as violências vivenciadas por nós mulheres, além disso, queremos que o maior número de pessoas conheçam e saibam como acessar os serviços disponíveis de apoio e proteção a mulheres vítimas de violência???, informou.
Odonto San: Lentes de contato dental e facetas de resina em 12x
Aproveite condições facilitadas e garanta seu tratamento estético
Consórcio Araucária: imóveis sem juros e parcelas acessíveis
Cartas de crédito de até R$ 430 mil. Parcelas a partir de R$ 725,00.
Prati-Donaduzzi abre vagas para Jovem Aprendiz 18 a 22 anos
Primeiro emprego com aprendizado prático e teórico em áreas estratégicas. Inscri...
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produtos lacrados...
Mais
Por fim, a assistente social revelou a construção de uma pauta visando a melhoria nas leis de proteção às mulheres vítimas de violência. ???Estamos construindo uma pauta que indica ao Poder Público e demais entidades que atuam na área, estratégias e serviços que são necessários implantar ou implementar para a proteção da mulher vítima de violência, assim como de prevenção a tais violações de direitos???.
Os divulgadores do Ato Público convidam toda a população que se sensibilizou ao crime a comparecer ao Parque Ecológico. A sugestão é para que as pessoas compareçam com roupa preta e que levem balões nas cores branca ou lilás.
Sobre o caso
Na noite de segunda-feira, 18, por volta das 22h35, uma equipe policial foi acionada via Central de Operações (Copom) para atender a uma situação de violência doméstica em andamento na Rua Orlando Dezem, próximo ao Colégio Estadual Novo Horizonte, no Jardim Coopagro. O solicitante relatou desesperadamente que escutou alguém pedindo socorro, afirmando que o pai estava agredindo a mãe e que iria matá-la.
Ao chegarem ao local, a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) encontrou dois corpos no chão, com sinais de violência, e um vizinho informou ter visto um homem fugindo para os fundos da residência. Momentos depois, gemidos foram ouvidos pela equipe, que ao adentrar a casa, encontrou o agressor com uma faca cravada em seu peito.
As vítimas foram identificadas como a esposa e o sogro do agressor, enquanto o autor dos fatos estava em outro cômodo da residência. A equipe policial também conversou com o vizinho, que relatou ter presenciado a agressão e acionado a Polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A presença do Samu, Serviço de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), Conselho Tutelar e agentes de Polícia Judiciária foi registrada no local, e a ocorrência foi assumida pela Polícia Civil (PCPR).
Foi constatado que a vítima possuía uma medida protetiva vigente contra o agressor, a qual foi descumprida. O autor dos fatos, devido aos ferimentos, foi encaminhado para a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus sob escolta policial, mas foi liberado e preso ainda na madrugada de terça-feira, 19. Ele encontra-se à disposição da Justiça da Comarca.