Balanço da Câmara de Toledo destaca audiências públicas, inclusão e inovação em 2025

Entre os avanços alcançados no primeiro ano da 18ª Legislatura, a Câmara de Toledo dedicou esforços ao fortalecimento da participação popular. Ao longo do período, o Legislativo ampliou o diálogo com a comunidade, promoveu debates relevantes para o desenvolvimento e consolidou ações que aproximaram a população das decisões políticas e do funcionamento da Casa de Leis.
As medidas adotadas refletiram um esforço conjunto para dar maior função social à estrutura do Parlamento e valorizar a escuta ativa da sociedade e a construção coletiva de soluções. Audiências públicas, projetos institucionais, ações de inclusão, iniciativas culturais e a adoção de novas ferramentas de gestão e comunicação compõem o balanço de um ano em que a Câmara buscou responder às demandas da comunidade. Segundo Gabriel Baierle (União Brasil), presidente do Legislativo, as políticas tiveram apoio da Mesa e de todos os vereadores.
“Fez parte do nosso planejamento no tripé transparência, modernização e participação popular. Esse espaço é do povo, e precisa ser utilizado pelo povo, e assim esses eventos engrandeceram nosso Legislativo e deram função social ainda maior à nossa estrutura. Conseguimos oferecer coisas boas à população, com a Escola do Legislativo, com a Procuradoria da Mulher para atender nossas mulheres, com o fortalecimento da Comunicação Social e a nova logo da Câmara, as adaptações da Lei Geral de Proteção de Dados, a abertura para apresentações artísticas, e tantas outras medidas que colocamos em prática para modernizar nosso Legislativo”, disse o vereador.
Na sequência, estão reunidas algumas das ações que simbolizam o compromisso da Câmara com a comunidade em 2025.
Participação em audiências públicas
Como citado no Balanço anterior, foram realizadas 42 audiências públicas na Câmara em 2025. Além dos debates sobre projetos e as prestações quadrimestrais de contas de Secretarias, o Legislativo promoveu “Audiências históricas, que fizeram a pauta da sociedade ter voz perante problemas reais e que buscamos soluções enquanto vereadores”, segundo Baierle.
Atentos às demandas de Toledo, os parlamentares organizaram um evento para contestar a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) sobre as quedas de energia, aumentos em contas de luz e outros problemas na prestação do serviço. A audiência foi solicitada pelo vereador Marcos Zanetti (Cidadania). A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTA), através de sua presidente Katchi Nascimento (MDB), colocou a solicitação para votação e foi aprovada por todos os membros. No dia 29 de abril, a população teve espaço e voz para cobrar os responsáveis. Com o Plenário lotado, vereadores e cidadãos trouxeram suas principais reclamações. Poucas semanas após a realização do debate, problemas apontados foram solucionados.
Em novembro, a Câmara Municipal de Toledo sediou uma audiência pública para debater os desafios e o futuro da suinocultura, setor que representa uma parte significativa da economia local. A pedido do vereador Chumbinho Silva (PP), a convocação foi colocada em votação na Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS), pelo presidente Bruno Radunz (Republicanos), e aprovada por todos os membros.
O principal foco das discussões foi a preocupação com a sucessão familiar nas propriedades rurais. Muitos jovens deixam a atividade em busca de trabalho na cidade, o que ameaça a continuidade da produção no longo prazo. Produtores, autoridades, especialistas e representantes do setor expuseram questões como a baixa rentabilidade, o êxodo rural, a necessidade de apoio às pequenas propriedades e a importância de inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental para manter a competitividade do segmento. Vale lembrar que, em 2024, a suinocultura representou 42% dos R$ 4,7 bilhões do Valor Bruto de Produção (VBP) de Toledo – atividade essencial para a manutenção como município líder da produção agropecuária do Paraná pelo 12º ano consecutivo. O evento também abordou temas como custos de produção, dificuldades no manejo dos dejetos e a importância de buscar soluções conjuntas entre governo, academia e setor produtivo.
Procuradoria da Mulher e Galeria Lilás
Criada pela Resolução de Nº 116/2025, a Procuradoria da Mulher foi um passo importante para a defesa e garantia de direitos das mulheres em âmbito local. O órgão tem a função de garantir a participação efetiva do Legislativo no enfrentamento à violência e à discriminação. Entre as competências, se destaca o encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes. A iniciativa possibilita a fiscalização de programas municipais e campanhas educativas, em cooperação com entidades públicas e privadas, que promovem políticas para as mulheres. A Procuradoria realiza pesquisas, palestras e estudos sobre violência, discriminação e representação feminina na política, para fortalecer o debate público sobre o tema. O lançamento oficial foi realizado no dia 31 de outubro. Em menos de três meses, a procuradora Professora Marli (MDB) e a procuradora adjunta Olinda Fiorentin (PSD) receberam denúncias da comunidade e estabeleceram diálogo com os órgão e autoridades responsáveis por políticas relacionadas à mulher.
Em março, a Galeria Lilás foi instaurada na Câmara. A iniciativa consiste em um mural, com foto, nome e respectiva legislatura das dez vereadoras que conquistaram mandato eletivo na história de Toledo. Pensado a partir de um projeto elaborado, em 2024, por Olinda Fiorentin e Marly Zanete, o espaço tem como objetivo a valorizar e contar a luta da mulher no Legislativo. Na cerimônia, as três vereadoras da 18ª Legislatura – Olinda Fiorentin, Katchi Nascimento e Professora Marli - inauguraram a Galeria ao lado de Maria Cecília Ferreira, primeira vereadora da história da cidade, e de Maria de Fátima Quirino Campagnolo, primeira e única mulher a presidir o Legislativo de Toledo. O mural também exibe as trajetórias de Florinda Aparecida de Oliveira, Rosali Campos, Sueli Guerra, Janice Salvador e Marly Zanete.
Campanhas de doação de sangue e arrecadação de ração
A mobilização interna da Casa de Leis contribuiu para o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária. Em setembro, servidores da Câmara de Toledo se organizaram para a campanha “Seja Herói, Seja Doador”. Na Unidade de Coleta e Transfusão do Banco de Sangue/Hemepar, vereadores, assessores e estagiários passaram por todas as etapas: cadastro, triagem clínica, triagem hematológica, coleta e lanche. Entre doadores frequentes e estreantes, dez servidores se dirigiram até o Banco de Sangue para realizar a doação. Além da boa ação, a iniciativa teve como objetivo estimular a comunidade e aumentar o número de doadores na cidade.
Em dezembro, outra ação interna arrecadou 175kg de ração para protetoras que atendem animais acolhidos em lares temporários. A Câmara de Toledo apoiou a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente. A campanha natalina contou com amplo engajamento de servidores e vereadores.
Sessões Extraordinárias debateram temas urgentes para a comunidade
No total, o Legislativo organizou seis Sessões Extraordinárias durante 2025. Em dias distintos das tradicionais Sessões Ordinárias e Suplementares, os vereadores convocaram trabalhos adicionais para possibilitar a tramitação e sanção célere de temas de extrema importância para a comunidade toledana.
Em destaque, a Câmara de Toledo aprovou o reajuste dos vencimentos/salários e demais vantagens de servidores e empregados públicos, em março. A proposta do Poder Executivo ofertou o reajuste de 6,27% (um aumento real de aproximadamente 2,10%, além de 4,17% correspondente ao INPC acumulado entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025). Os parlamentares analisaram a proposta e aprovaram em dois turnos em apenas 10 dias, para permitir a inclusão da correção na folha de março – mês que o Legislativo recebeu o projeto.
No dia 19 de dezembro, os vereadores realizaram a 6ª Sessão Extraordinária, a última do ano (até o momento da publicação da matéria). Os trabalhos foram convocados para o debate de seis projetos de lei em primeiro turno. Confira a Pauta.
Arte e Cidadania
Nos meses de setembro e outubro, a Câmara de Toledo implantou o Projeto Arte e Cidadania. A iniciativa transformou o espaço do Legislativo em uma galeria cultural aberta à comunidade. A ação incluiu exposições artísticas mensais com obras de artistas locais, exibidas no hall de entrada do Auditório e Plenário Edílio Ferreira, com o objetivo de aproximar a arte visual da população, valorizar os talentos da região e estreitar o diálogo entre o poder público e a comunidade cultural.
Com apoio da Escola do Legislativo, as exposições foram organizadas por Isabela Olsen, atual Agente Territorial de Cultura, vinculada ao Ministério da Cultura. A artista Adriana Grezzi e os alunos da professora Marta Guder expuseram suas obras e agraciaram os visitantes com acesso à cultura.
IA e nova identidade visual
Entre outras medidas importantes, três projetos da Mesa Diretora aproximaram a Câmara de Toledo das necessidades tecnológicas dos tempos atuais. Alinhada à modernização dos processos, a Câmara de Toledo aprovou a Resolução de Nº 117/2025, que regulamenta o uso de ferramentas de Inteligência Artificial nas atividades legislativas e administrativas. A norma autoriza o apoio da IA na elaboração de documentos, revisão de textos e análise de dados, com a obrigatoriedade de revisão humana e a observância às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
No campo da comunicação institucional, o Projeto de Resolução de Nº 12/2025 impôs a padronização da identidade visual da Câmara. A iniciativa fortalece a transparência e a clareza na divulgação de informações, para proporcionar uma identidade institucional permanente, desvinculada de gestões ou grupos políticos. No âmbito comunicacional, a Política de Comunicação Social foi aprovada e promulgada, como forma de estabelecer diretrizes, condutas e orientações para a execução da divulgação de informações pelo Departamento responsável.
















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino