O Banco de Leite Humano Doutor Jorge Nisiide - da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus mantém, neste início de ano, um estoque considerado ideal, suficiente para atender tanto a demanda interna do hospital quanto as solicitações externas. A informação é da enfermeira Isabelle Mandotti, que atua no setor e destaca o trabalho contínuo para garantir segurança alimentar aos recém-nascidos. “O estoque do Banco de Leite está adequado, sendo suficiente para a demanda interna e externa”, afirmou.

De acordo com Isabelle, o volume atual supre especialmente as necessidades dos bebês internados na UTI Neonatal, que são prioridade no uso do leite humano, além de mães internadas que necessitam do alimento em horários específicos. Ela explica que não há uma média fixa de consumo. “Não temos uma média exata, pois isso varia de acordo com a internação dos bebês da UTI Neo e dos demais setores”, pontuou.
O período de férias e início de ano costuma impactar o ritmo das doações, embora sem comprometer o atendimento. “Ocorre uma queda, mas não ao ponto de faltar”, explicou a enfermeira. Segundo ela, a redução está ligada à mudança na rotina das doadoras, viagens, feriados e festas, o que dificulta a manutenção de uma coleta regular.
Podem ser doadoras todas as mulheres que estejam amamentando, tenham produção excedente de leite e estejam em boas condições de saúde. O processo inclui cadastro e realização de exames obrigatórios. Isabelle também esclareceu uma dúvida comum entre as mães. “Mesmo que a mãe acredite que sua produção seja ‘pouca’, ela pode doar, desde que mantenha a amamentação do seu bebê como prioridade”, reforçou, acrescentando que qualquer quantidade é bem-vinda.
A coleta do leite é feita diretamente na residência das doadoras, com apoio da equipe do Banco. “Uma funcionária passa na casa da doadora uma vez por semana, recolhendo o leite e deixando novos materiais”, explicou. Atualmente, o Banco possui capacidade máxima de armazenamento de 300 litros, e todo o leite doado passa por etapas rigorosas de controle, como pasteurização e testagem laboratorial, antes de ser destinado aos bebês.
Pizza 35 cm com 3 sabores
Peça agora na Central Pizza de Toledo por R$ 59,90!
Pré-Lançamento Royal Park Forest
Realize o sonho do seu apartamento com a LBX Construtora!
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
49 Vagas na Bompel em Toledo
Candidate-se agora e faça parte da maior exportadora de calçados!
Mais

Ao falar da importância do leite humano, Isabelle destacou que ele vai muito além da alimentação. “O leite humano para o prematuro não é apenas alimento, é tratamento, proteção e recuperação”, afirmou. Segundo ela, o leite materno oferece proteção imunológica, fortalece o sistema gastrointestinal e é fundamental na prevenção de infecções, sendo o alimento mais completo e seguro para os recém-nascidos, especialmente os prematuros.
Por fim, o Banco de Leite deixa um recado às mães que amamentam. “Sua doação transforma vidas, fortalece laços e faz a diferença na vida de muitos bebês”, ressaltou Isabelle Mandotti. Um único frasco de leite humano pode beneficiar até 10 bebês, e além da doação direta, a comunidade também pode ajudar com a doação de frascos de vidro, fundamentais para o armazenamento seguro do leite.
Mais informações sobre o Banco de Leite Humano da Hoesp - Hospital Bom Jesus podem ser adquiridas pelo telefone (45) 2103-2000.