Banco de Sangue de Toledo enfrenta estoques baixos do tipo O-


Foto: Kelvin Polasso - Toledo News

O Banco de Sangue de Toledo, Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), está enfrentando um desafio para suprir a demanda por sangue do tipo O-. Embora os estoques das demais tipagens estejam regulares, a tipagem O- está em baixa, e a instituição faz um apelo direto aos doadores com essa tipagem para que entrem em contato através do Whatsapp (45) 9-8821-3171 e agendem sua doação.

Além da preocupação com os estoques de sangue do tipo O-, o Banco de Sangue de Toledo informa que está com uma agenda reduzida devido à aposentadoria de um profissional médico que dedicou 35 anos de carreira ao serviço. 

Atualmente, a instituição conta com um médico cedido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), atuando 16 horas por semana. No entanto, a equipe está empenhada em ampliar os horários de coleta e garantir a continuidade do atendimento à comunidade.

Durante esse período de transição, o Banco de Sangue de Toledo assegura que os estoques estão regulares, e em caso de necessidade, conta com o apoio do Hemocentro de Cascavel para garantir que todos os pacientes que necessitem de sangue sejam atendidos de maneira adequada.

Para os doadores de outros tipos sanguíneos, o agendamento de doações pode ser feito através do site: www.saude.pr.gov.br/doação. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis. Além disso, a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos. O peso mínimo exigido é de 51,50 kg, e é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto. Os doadores devem estar bem alimentados e hidratados e não terem ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas antes da doação.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações. Durante o processo de doação, são coletados aproximadamente 470 ml de sangue, ajustados conforme o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames necessários.

Em todo o estado do Paraná, diariamente cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas para hospitais, atendendo a uma variedade de tratamentos médicos. No total, são mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano, evidenciando a importância contínua da doação de sangue para salvar vidas.

“A comunidade de Toledo é convidada a se unir a essa causa nobre, doando sangue e contribuindo para manter os estoques em níveis adequados, assegurando o atendimento a todos os pacientes que necessitam desse gesto de solidariedade”, destacou Vânia Frigotto, coordenadora do Banco de Sangue de Toledo.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias