Bandeira vermelha encerra GP1.000 em Cascavel após óleo na pista e anula pontuação da etapa

O que prometia ser um encerramento empolgante para o fim de semana do Moto 1.000GP em Cascavel-PR terminou de forma antecipada. A 5ª etapa da GP1.000, principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, foi encerrada sob bandeira vermelha após um incidente envolvendo óleo na pista. A decisão, tomada por questões de segurança, impediu a continuidade da prova e resultou na anulação da pontuação da etapa.

O Autódromo Zilmar Beux, palco da disputa, recebeu grande público durante todo o evento, que também contou com corridas emocionantes nas categorias Motul 300V Cup, Daytona 660 Cup e GP600. No entanto, a última prova do dia não teve o desfecho esperado pelos fãs. A interrupção ocorreu na 10ª volta, quando o derramamento de óleo na saída da curva “bacião”, consequência do estouro de um motor, provocou quedas sem gravidade e obrigou a direção de prova a suspender a corrida.

Apesar dos esforços da organização para limpar o traçado e restaurar as condições adequadas de aderência, às condições climáticas, especialmente o vento, dificultaram a aplicação dos agentes absorventes. Após avaliação técnica, o diretor de provas, Marcus Tucano, comunicou ao júri do Moto1.000GP que não seria possível reiniciar a disputa com segurança, e a decisão foi ratificada por todos os membros presentes.

Com a corrida encerrada antes do cumprimento de 60,00% do percurso previsto, e conforme o regulamento esportivo do Campeonato, a pontuação da etapa foi desconsiderada para as categorias GP1.000, 1.000 Light e 1.000 Evo. A medida afeta diretamente a disputa pelo título, mas foi tomada com base na prioridade pela integridade física dos competidores.

Até o momento da interrupção, Eric Granado liderava a prova, seguido por Felipe Macan e Theo Manna, que protagonizavam uma acirrada disputa pelo segundo lugar. Mais atrás, os argentinos Ramiro Gandola e Mauro Passarino, líderes do Campeonato, mantinham posições intermediárias e apostavam na regularidade para seguir na briga pelo título.

A 6ª etapa do Campeonato está marcada para o dia 05 de outubro, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, que volta a receber o Moto1.000GP após uma década. Com transmissão nacional e internacional, o evento segue reforçando o seu compromisso com os mais altos padrões de segurança definidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).



















Procura-se: Carteira com documentos em nome de Iuri Silas G. Assunção, perdida nas proximidades do Lago Municipal de Toledo. Oferece-se recompensa