Brasil e Índia fazem parceria para produção de medicamentos

Fonte: EBC
Brasil e Índia fazem parceria para produção de medicamentos
📷 Foto: EBC

Brasil e Índia firmaram hoje (21) três acordos chamados de “Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo” que vão garantir a oferta dos medicamentos pertuzumabe, dasatinibe e nivolumabe, usados no combate ao câncer para pacientes do Sistema Único de Saúde.

Segundo nota do Ministério da Saúde, as parcerias “contemplam três medicamentos utilizados no tratamento de diferentes tipos de câncer, como os de mama, pele e leucemias.” No primeiro ano de execução das parcerias, o Brasil deverá investir R$ 722 milhões. A projeção é que em uma década, o investimento nacional possa chegar a R$ 10 bilhões para fabricar e ofertar os medicamentos

Além do fornecimento, os acordos têm em perspectiva a internalização da produção, com desenvolvimento tecnológico de laboratórios públicos e privados no Brasil. A fabricação desses medicamentos no país reduz dependência externa, permite estabilidade de estoque de fármacos e, assim, pode “ampliar o acesso da população a terapias de alta complexidade”, como avalia o Ministério da Saúde.

Produtos farmacêuticos, junto com diesel, inseticidas, fungicidas e peças para automóveis, são os principais itens de importação da Índia para o Brasil. Em 2024, o volume de importações de fármacos atingiu US$ 7,3 bilhões, segundo a empresa Fazcomex, especializada em tecnologia para comércio exterior. Depois da China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Vietnã e Indonésia são os principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia.

Outros acordos – Brasil e Índia assinaram também termo aditivo de memorando de entendimento prorrogando a cooperação bilateral em saúde por mais cinco anos. O acordo inclui “produção de medicamentos, vacinas e insumos farmacêuticos ativos, biofabricação, inovação produtiva, desenvolvimento de biológicos, saúde digital, telessaúde e inteligência artificial”, conforme o Ministério da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assinou com o Central Drugs Standard Control Organization, instituição homóloga da Índia, memorando de entendimento para a “troca de informações regulatórias” sobre medicamentos, insumos e dispositivos médicos.

E a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou memorandos de entendimento com laboratórios farmacêuticos indianos, para realização de pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos considerados “estratégicos” pelo Ministério da Saúde.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “Brasil e Índia trabalham lado a lado, há décadas, na defesa da equidade no acesso a medicamentos, sobretudo os genéricos, e da soberania sanitária no âmbito da Organização Mundial da Sade.”

De acordo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os acordos assinados com a Índia, mais do que assegurar tratamentos no SUS, viabilizam “a transferência de tecnologia para fortalecer a produção nacional, gerar emprego e renda e ampliar a autonomia e a segurança dos pacientes brasileiros.”

Lula e Padilha estão em missão presidencial na Índia, onde participam do Fórum Empresarial Brasil–Índia, em Nova Delhi.

Últimas Notícias

ACIT, Prati-Donaduzzi e Prefeitura alinham preparativos para o Natal Encantado de Toledo 2026
Cotidiano

ACIT, Prati-Donaduzzi e Prefeitura alinham preparativos para o Natal Encantado de Toledo 2026

Há 21 min
Militar do Exército é preso suspeito de matar policial federal em Cascavel
Policial

Militar do Exército é preso suspeito de matar policial federal em Cascavel

Há 27 min
Transforme coleções de fotos de viagens em vídeos no estilo Vlog com IA gerador de vídeo
Variedades

Transforme coleções de fotos de viagens em vídeos no estilo Vlog com IA gerador de vídeo

Há 2h
Conselho de Segurança de Toledo recebe declaração de Utilidade Pública
Cotidiano

Conselho de Segurança de Toledo recebe declaração de Utilidade Pública

Há 2h
Novo sistema da Sanepar vai preparar Toledo para atender até 200 mil habitantes
Cotidiano

Novo sistema da Sanepar vai preparar Toledo para atender até 200 mil habitantes

Há 2h
Mulher é ameaçada por ex-companheiro durante retirada de pertences no Jardim Santa Clara IV
Policial

Mulher é ameaçada por ex-companheiro durante retirada de pertences no Jardim Santa Clara IV

Há 2h
Colisão entre moto e carro deixa dois feridos na Avenida Ministro Cirne de Lima
Policial

Colisão entre moto e carro deixa dois feridos na Avenida Ministro Cirne de Lima

Há 2h
Cine Panambi recebe Supergirl como lançamento da semana em Toledo
Cotidiano

Cine Panambi recebe Supergirl como lançamento da semana em Toledo

Há 2h
Pedestre é atropelada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Toledo
Policial

Pedestre é atropelada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Toledo

Há 2h
Suspeito de transportar mais de 600 kg de maconha é preso no Vila Pioneiro
Policial

Suspeito de transportar mais de 600 kg de maconha é preso no Vila Pioneiro

Há 2h
Condenado a 14 anos por estupro no Mato Grosso é capturado no Jardim Panorama, em Toledo
Policial

Condenado a 14 anos por estupro no Mato Grosso é capturado no Jardim Panorama, em Toledo

Há 3h
Restaurante é arrombado e tem carnes, botijão de gás e dinheiro furtados em Toledo
Policial

Restaurante é arrombado e tem carnes, botijão de gás e dinheiro furtados em Toledo

Há 3h
Ver mais notícias