Câmara de Toledo inicia tramitação de ajuda a municípios paranaenses em calamidade pública


Foto: Michelly Domiciano - Câmara de Vereadores de Toledo
+74 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Câmara de Toledo iniciou a tramitação do projeto que “autoriza o Poder Executivo municipal a prestar auxílio a municípios do Estado do Paraná, em situação de calamidade pública ou de emergência” (PL de N° 207/2025), de autoria do Poder Executivo. A apresentação foi realizada na tarde de segunda-feira, durante a 39ª Sessão Ordinária, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira.

Pelo texto, fica o Poder Executivo municipal autorizado a prestar auxílio a municípios do Estado do Paraná, em situação de calamidade pública ou de emergência, em razão da catástrofe climática ocorrida no final da tarde do dia 7 de novembro de 2025, de forma a viabilizar e ordenar ações conjuntas visando à proteção da vida humana, à preservação do patrimônio e do meio ambiente, dentre outras ações de parceria e cooperação. A medida visa auxiliar a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, local afetado por tornado na última sexta-feira (07).

Entre as iniciativas previstas, a matéria cita a preparação e o fornecimento de marmitas produzidas pela Cozinha Social para pessoas atingidas e voluntários; a prestação de serviços com caminhão(ões), veículo(s), máquina(s) e outro(s) equipamento(s) de propriedade do Município ou a ele cedidos – a utilização inclui custeio de despesas com combustível para deslocamento e diárias dos motoristas e/ou operadores que integrarão equipes organizadas pela Defesa Civil. As despesas decorrentes da aplicação da Lei correrão à conta de dotações orçamentárias das Secretarias envolvidas.

Os vereadores Professor Oseias (Progressistas), Odir Zoia (Progressistas), Genivaldo Jesus (PSD), Valdir Gomes (União Brasil) e Sergio Japonês (PL) irão compor a Comissão Especial. Para maior celeridade em relação ao projeto, a reunião de nomeação do relator e apresentação de parecer serão realizadas já na terça-feira (11), às 08h30. A votação em primeiro turno ocorrerá na terça-feira, na 29ª Sessão Suplementar. Segundo o presidente Gabriel Baierle (União Brasil), a votação em turno final será em Sessão Extraordinária na quarta-feira. O horário do encontro será definido após a primeira votação, de forma a respeitar o interstício exigido pelo Regimento Interno.

Projetos aprovados em primeiro turno:

Institui a apresentação quadrimestral de Relatório de Gestão pela Secretaria Municipal da Mulher (Projeto de Lei de N° 160/25 – Vereadoras Katchi Nascimento, Olinda Fiorentin e Professora Marli)

Institui o Dia Municipal do Feirante (Projeto de Lei de N° 173/25 - Vereadores Gabriel Baierle, Roberto de Souza, Sergio Japonês e Valdir Gomes)

Institui o “Dia do Produtor de Cerveja Artesanal (Projeto de Lei de N° 181/25 - Vereadores Bruno Radunz e Jairo Cerbarro)

Declara de utilidade pública municipal a Associação Cáritas Diocesana de Toledo (Projeto de Lei de N° 185/25 - Vereador Chumbinho Silva)

Declara de utilidade pública municipal a Associação Projeto Pequeno Amor (Projeto de Lei de N° 188/25 - Vereador Marcos Zanetti)

Declara de utilidade pública municipal o Coral Cristo Rei (Projeto de Lei de N° 196/25 - Ver. Chumbinho Silva)

Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei de N° 202/25 - Poder Executivo)

Em turno único, os vereadores rejeitaram por maioria o Recurso de N° 11/2025, do vereador Chumbinho Silva, que "Contesta a decisão da Comissão de Constituição e Justiça quanto à rejeição do Projeto de Lei nº 150, de 2025. O PL em questão, de autoria do mesmo autor, que visava instituir a Campanha ‘Eu Paro para Pet’, será arquivada.

Tribuna Livre – Conselho Tutelar II

No espaço reservado às entidades, o Conselho Tutelar apresentou reflexões e demandas relacionadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município de Toledo. O conselheiro Alan Junior Julio e a conselheira Nayara Galdino Camilo expuseram os números de janeiro de 2024 a agosto de 2025. No período, 247 casos de violência física foram registrados. Nos 18 meses analisados, 451 casos de violência psicológica/moral chegaram ao conhecimento dos conselheiros tutelares, assim como 179 registros de violência sexual. 1.403 registros de negligência, 843 de evasão/infrequência escolar e 77 casos de drogadição também entraram nos índices. Todos os indicadores apresentados estão disponíveis na gravação da 39ª Sessão Ordinária (clique aqui).

Moções de aplausos

Antes da sessão, a vereadora Katchi Nascimento elogiou dois profissionais com Moções de Aplausos. O primeiro homenageado foi Ademir Evaristo de Freitas, em reconhecimento ao seu trabalho enquanto coordenador do Centro de Eventos e contribuição com o serviço de Equoterapia. Em seguida, a parlamentar prestou homenagens ao médico pediatra Raul de Paula Xavier Sobrinho, pelos serviços prestados na área da pediatria em Toledo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias