Na tarde de segunda-feira (09), a Câmara de Toledo promoveu a 2ª Sessão Ordinária, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. Em primeiro turno, os vereadores aprovaram um projeto de incentivo à doação de órgãos, tecidos e medula óssea. Todos os parlamentares também votaram pela concessão do título de utilidade pública para a Associação Batista de Ação Social de Toledo (ABAST) e para a Associação Recreativas da Suinocultura (ARES). Um recurso foi rejeitado.
Programa Vidas Gerando Vidas
De autoria do vereador Chumbinho Silva (PP), o Projeto de Lei de Nº 208/2025“dispõe sobre a instituição do Programa Vidas Gerando Vidas, voltado ao incentivo à doação de órgãos, tecidos e medula óssea no Município de Toledo".
O objetivo da matéria é incentivar ações de conscientização sobre a doação de órgãos, tecidos e medula óssea, nos limites da atuação legislativa municipal e das competências do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O texto estabelece a possibilidade do desenvolvimento de campanhas educativas, ações de sensibilização e atividades de articulação com a Central Estadual de Transplantes (CET) e o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (REDOME). Conforme a disponibilidade orçamentária, o Município poderá destinar recursos e apoio institucional para adesão de cidadãos aos registros oficiais de doadores. Em primeiro turno, o PL foi aprovado por unanimidade.
Utilidade pública
Os parlamentares aprovaram dois projetos para conceder o título de utilidade pública a entidades locais. Através do PL de Nº 218/2025, a vereadora Professora Marli (MDB) propõe ofertar o título à Associação Batista de Ação Social de Toledo (ABAST). A Associação Recreativas da Suinocultura (ARES) é contemplada pelo Projeto de Lei de N° 229/2025, de autoria do vereador Jairo Cerbarro (DC). Os dois textos foram aprovados por unanimidade na primeira votação.
Últimas vagas para transplante capilar em Toledo
Garanta análise com Dra. Luciana Menezes De Azevedo antes das agendas fecharem!
Descanso e diversão a 194 km de Toledo.
Conheça o Maestro Thermas Parque & Hotel Fazenda!
Curso de Ar-Condicionado Automotivo
Inscreva-se já no Sindirepa Oeste PR e garanta sua vaga!
Sua empresa está bem assessorada?
Conte com a Viabilize para soluções contábeis e gestão segura em todas as fases.
Mais
Recurso
De autoria do vereador Dudu Barbosa, os vereadores rejeitaram por maioria o Recurso de N° 16/2025(Contesta a decisão do CEDP de instaurar a Representação 03/2025, por suposto sobrestamento da pauta do Conselho, devido o prazo decorrido na Representação 01/2025). A discussão ocorreu em turno único.
Vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó retornam após afastamento
A 1ª Vara Criminal de Toledo revogou a medida cautelar que determinou o afastamento dos vereadores Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL). A Câmara Municipal de Toledo foi notificada da decisão na manhã de segunda-feira.
A partir da revogação, os parlamentares reassumem os seus mandatos. Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó foram afastados cautelarmente de suas funções públicas por 180 dias, através de uma decisão judicial proferida no dia 5 de agosto de 2025. Os vereadores são réus em ação penal proposta pelo Ministério Público do Paraná.