O afastamento de uma massa de ar mais frio e seco que estava sobre a região Leste do Paraná e deixou as temperaturas mais amenas ao longo desta semana, e a mudança na direção dos ventos, que agora transportam ar quente da região de São Paulo e do Centro-Oeste do país para o Paraná, fazem com que as temperaturas voltem a subir no Estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o calor e a umidade, impulsionados por outros sistemas que ocorrem fora do território paranaense, trarão pancadas de chuva e alguns temporais ao longo deste fim de semana.
???Uma frente fria vai se formar no fim de semana ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. Associado à frente fria, também teremos a formação de um ciclone extratropical. Nenhum destes fenômenos passará sobre o Paraná, mas impactam o tempo já a partir desta quinta-feira???, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Toledo Lava Sofá: Higienização com desconto de R$ 50
Renove seu sofá com limpeza profissional e resultado excelente. Oferta...
Toledo Lava Sofá
Super Dicas Toledo: promoções reais direto no WhatsApp
Entre nos grupos e receba descontos exclusivos do comércio local sem p...
Super Dicas Toledo
S.O.S Lavadoras: manutenção rápida de lavadoras ou geladeiras
Preços acessíveis. Orçamento fácil pelo WhatsApp.
S.O.S Lavadoras
RJK MOBI: Scooter Foston X12 Max 1000W por R$8.660 à vista
Velocidade até 32 km/h, autonomia de 45 km e 1 ano de garantia.
RJK MOBI
Biopark Educação: Garanta a transferência para 2026
Matrículas abertas até 03/08, aprendizado personalizado.
Biopark Educação
Prati-Donaduzzi abre vagas para Jovem Aprendiz 18 a 22 anos
Primeiro emprego com aprendizado prático e teórico em áreas estratégic...
Prati-DonaduzziNesta quinta-feira (08), as chuvas retornarão com um pouco mais de força ao Paraná, começando no Litoral e no Oeste. Já entre sexta, sábado e domingo (11), temporais poderão atingir todas as regiões paranaenses. Na sexta (09), o impacto será maior no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste do Paraná, principalmente no período da tarde.
???Essa combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios???, detalha Reinaldo.
No sábado (10), a frente fria chega um pouco mais perto do Paraná. Mesmo sem passar sobre o Estado ela intensifica os temporais. ???Há previsão de mais chuva em vários momentos do dia, sendo que as regiões que devem registrar maior volume de precipitação ou temporais um pouco mais severos são Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral também pode ser atingido por temporais no final do sábado???, ressalta.
No domingo (11), o tempo segue instável. A chuva perde força no Oeste e Sudoeste, mas nas outras regiões do Paraná ainda há previsão de chuva um pouco mais forte, com a tendência de maior severidade no período da tarde, estendendo às vezes pelo período da noite.
Tolemalhas: conforto e estilo para sua equipe no frio
Peças personalizadas e à pronta entrega para empresas e eventos. Pedido mínimo d...
Achei IPhone: referência em iPhones com garantia em Toledo
Compre seu iPhone revisado, selecionado e com atendimento especializado.
Casa Cor Tintas: ambientes acolhedores neste inverno
Transforme sua casa com cores e consultoria especializada para mais conforto e b...
Aquecedores na São Jorge Locadora de Máquinas: conforto e economia
Garanta ambientes aconchegantes nos dias frios com praticidade para seu evento. ...
Mais
As temperaturas podem ultrapassar os 30°C em todas as regiões paranaenses na sexta-feira e no sábado (10), passando dos 33°C no Litoral, no Oeste e no Norte. O calor começa a dar uma trégua no domingo, e na segunda-feira (12) haverá maior nebulosidade, ocasionando a redução das temperaturas máximas.
O boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco moderado para tempestades localizadas com chuva forte em curto espaço de tempo entre a tarde e a noite de sexta-feira em todo o Paraná, podendo ocasionar de forma pontual enxurradas, destelhamentos e queda de galhos. Já no sábado, o risco é alto nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e segue moderado no resto do Estado.