Coleta de volumosos em Toledo segue limitada após Incêndio em setor do Aterro Sanitário

Por: Victor Renner
Coleta de volumosos em Toledo segue limitada após Incêndio em setor do Aterro Sanitário
📷 Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo

Dois meses após o incêndio no Aterro Sanitário, a coleta de volumosos em Toledo segue limitada, com restrições para grandes geradores e agendamento para pequenos. A interrupção total do recebimento de volumosos no aterro foi determinada pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado ao Governo do Estado, após o fogo comprometer o espaço destinado a esse tipo de material.

Desde então, o Município vem buscando alternativas para reestruturar o sistema, enquanto parte da população enfrenta dificuldades para descartar adequadamente os seus resíduos.

Medidas emergenciais em andamento

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Luciana Fogaça, a principal ação emergencial foi a contratação de uma empresa terceirizada para receber os resíduos volumosos descartados por pequenos geradores. Os materiais são agora levados ao Ecoponto do Jardim Santa Clara IV, que voltou a operar com limite diário de duas caçambas.

As coletas devem ser agendadas com antecedência pelo WhatsApp (45) 9-9828-1446. Segundo Fogaça, os atendimentos estão ocorrendo, em média, cerca de uma semana após a solicitação.

Embora o ritmo seja mais lento que nos meses anteriores, a Secretaria reforça que os pedidos estão sendo atendidos de acordo com a capacidade operacional da empresa contratada.

Situação dos grandes geradores

Empresas, marcenarias e demais grandes geradores continuam sem possibilidade de descartar os seus volumosos junto à estrutura municipal. Segundo a Secretaria, esse grupo deve contratar diretamente empresas privadas para a destinação adequada.

Um pedido formal foi encaminhado ao IAT solicitando autorização temporária de 180 dias para retomar o recebimento desses materiais, enquanto se buscam soluções junto ao Núcleo de Marcenarias e outros representantes do setor. A resposta do órgão estadual ainda é aguardada.

Plano de contingência

Em resposta a equipe de reportagem do Toledo News, a Secretaria confirmou que elaborou dois documentos formais após o incêndio: um plano de contingência voltado ao atendimento dos pequenos geradores (via contratação emergencial) e um plano de organização dos volumosos que permaneceram no aterro, com espaçamento entre as pilhas de resíduos para evitar novos focos de incêndio.

Os documentos foram protocolados junto ao IAT e fazem parte da tentativa do Município de regularizar a situação e recuperar parte da operação original.

Registro do incidente

A Prefeitura confirmou que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) após o incêndio. Questionada sobre uma possível perícia, a Secretaria informou que chegou a cogitar a contratação de uma empresa técnica, mas desistiu após orientação jurídica.

Conclusão

Enquanto aguarda a autorização do IAT e avalia alternativas definitivas para a gestão dos volumosos, o Município segue operando com estrutura limitada e coleta sob agendamento. A expectativa é de que, com a regularização dos serviços e novas definições técnicas, a operação possa voltar à normalidade nos próximos meses.

Últimas Notícias

Polícia apreende quase 7 kg de haxixe marroquino avaliado em mais de R$ 400 mil em Cascavel
Policial

Polícia apreende quase 7 kg de haxixe marroquino avaliado em mais de R$ 400 mil em Cascavel

Há 8h
Serpentes vivas são encontradas em encomendas do Correios no PR
Policial

Serpentes vivas são encontradas em encomendas do Correios no PR

Há 10h
Família de Toledo procura jovem desaparecido após viagem a Cascavel
Policial

Família de Toledo procura jovem desaparecido após viagem a Cascavel

Há 10h
Pix por aproximação passará a mostrar saldo antes do pagamento
Brasil e Mundo

Pix por aproximação passará a mostrar saldo antes do pagamento

Há 10h
Em menos de 24 horas, PRF apreende dois carros lotados de drogas em Guaíra
Cotidiano

Em menos de 24 horas, PRF apreende dois carros lotados de drogas em Guaíra

Há 10h
PRF apreende caminhão com 2,7 toneladas de maconha na BR-163 entre Toledo e Cascavel
Policial

PRF apreende caminhão com 2,7 toneladas de maconha na BR-163 entre Toledo e Cascavel

Há 10h
Homem é esfaqueado na nuca ao sair de casa em Cascavel
Policial

Homem é esfaqueado na nuca ao sair de casa em Cascavel

Há 10h
Kombi com trabalhadores capota após batida na BR-163 entre Mercedes e Guaíra
Cotidiano

Kombi com trabalhadores capota após batida na BR-163 entre Mercedes e Guaíra

Há 10h
Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá
Variedades

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá

Há 13h
Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México
Brasil e Mundo

Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México

Há 13h
Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo
Cotidiano

Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo

Há 13h
Como preparar a sala de estar para assistir à copa
Variedades

Como preparar a sala de estar para assistir à copa

Há 13h
Ver mais notícias