Comissão de Desenvolvimento Sustentável visita trabalhadores da Acatol

Fonte: Divulgação - Câmara de Vereadores de Toledo
Comissão de Desenvolvimento Sustentável visita trabalhadores da Acatol
📷 Foto: Hiury Pereira - Câmara de Vereadores de Toledo

Com o objetivo principal de ouvir as demandas da classe, os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) fizeram uma visita aos trabalhadores da Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo (Acatol). O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (27), na Unidade de Valorização de Resíduos (UVR), junto ao Aterro Sanitário Municipal.

O presidente Bruno Radunz (Republicanos), o secretário Jairo Cerbarro (Democracia Cristã) e o membro Ricardo Santos (Republicanos) colocaram a Comissão à disposição dos trabalhadores. No início do encontro, os vereadores apresentaram ações desenvolvidas e projetos analisados pela CDS. Os parlamentares organizaram a reunião externa para entender as reivindicações. Através do processo legislativo e do contato com a Prefeitura, será possível propor soluções para os problemas relatados.

Serli Santos de Almeida, presidente da Acatol, relatou as dificuldades que os 69 associados cadastrados enfrentam no exercício do serviço. A representante considera a ponte com o Legislativo essencial para que os representantes políticos entendam quais são as dificuldades atuais. ???Foi muito importante. Vindo até aqui, os vereadores podem conhecer a realidade vivida pelos trabalhadores da Associação. Eles podem ver como é fazer a separação, vendo o que é rejeito e o prejuízo que dá esse tipo de material, que não é reciclável, mas vem junto com os amarelinhos???, disse.

O uso indevido dos contêineres conhecidos como ???amarelinhos??? é um problema constante e desagradável na rotina de trabalho dos associados. Além de materiais não recicláveis das mais diversas origens, os associados costumam encontrar até animais mortos que a população deposita de forma irresponsável no contêiner destinado a materiais recicláveis.

Bruno Radunz, em nome da CDS, ressaltou que o lixo é um dos grandes desafios dos centros urbanos e, ao mesmo tempo, a conscientização da população precisa ser priorizada. ???Nunca tinha vindo aqui ??? nem como cidadão, nem como vereador. Ao mesmo tempo que perplexo, fiquei encantado com o trabalho que é feito. De como é feita a seleção. Acredito que os vereadores, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores podem ajudar e muito esse trabalho. O lixo é um grande problema das grandes cidades. Toledo está aumentando, com uma população de 160 mil habitantes. Nós podemos constatar como os cidadãos não colaboram com esse pessoal que trabalha aqui com a coleta seletiva do lixo. Vem misturada muita coisa que não deveria estar no lixo reciclável, principalmente, nos contêineres amarelos (...) eles nos mostraram a dura realidade. ?? um trabalho altamente insalubre. Tem que dar os parabéns para esse pessoal. Me senti uma formiguinha aqui no meio (...) a partir do momento que o cidadão visitasse um aterro sanitário, começaria a mudar seus hábitos na sua casa???, afirmou o presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável.

Após a conversa, os vereadores conheceram etapas do trabalho ??? o lixo da forma como chega à Acatol, o processo de separação adequada de cada item e o resultado final, ao passar pela prensa enfardadeira. Os associados aproveitaram para levantar outras demandas, como a necessidade de outro ponto de coleta e a questão da alimentação. 

Trabalho da Comissão de Desenvolvimento Sustentável

Pelo Regimento Interno da Câmara, ???o cooperativismo e outras formas de associativismo na atividade econômica??? e o ???controle da poluição ambiental, proteção da vida humana e preservação dos recursos naturais??? são competências da CDS, entre outras atribuições. Além do trabalho legislativo, toda quarta-feira, às 14h15, na Sala de Reuniões do Legislativo, os vereadores integrantes se colocam à disposição para atuar em conjunto com a população.

???A Comissão de Desenvolvimento Sustentável tem um trabalho essencial nos dias de hoje. Nós começamos com essa primeira visita, aqui no Aterro Sanitário. Nós também queremos ver a captação de água do município, através da Sanepar. Temos várias demandas que pretendemos não só visitar, mas também dar sequência até a Câmara, para conhecimento dos demais vereadores e da comunidade???, disse Bruno Radunz.

Para o presidente da CDS, Toledo é uma cidade que precisa pensar no desenvolvimento com qualidade de vida para os habitantes. Além dos três vereadores que participaram da visita, Chumbinho Silva (Progressistas) e Olinda Fiorentin (PSD) compõem o órgão de deliberação de caráter especializado.

Últimas Notícias

Toledo tem manhã de -0,5°C nesta quarta; temperatura sobe e chega a 24°C no domingo
Cotidiano

Toledo tem manhã de -0,5°C nesta quarta; temperatura sobe e chega a 24°C no domingo

Há 12 min
Rede Primato em Toledo oferece diversas vagas de emprego! Confira os cargos disponíveis e envie o seu currículo aqui
Cotidiano

Rede Primato em Toledo oferece diversas vagas de emprego! Confira os cargos disponíveis e envie o seu currículo aqui

Há 13 min
O crescimento da estética utilitária no lifestyle contemporâneo
Variedades

O crescimento da estética utilitária no lifestyle contemporâneo

Há 21 min
Consultar licenciamento ajuda motoristas a conferir débitos e manter documentos organizados
Variedades

Consultar licenciamento ajuda motoristas a conferir débitos e manter documentos organizados

Há 22 min
Parcelamento do IPVA facilita quitação, mas exige atenção aos prazos e juros
Variedades

Parcelamento do IPVA facilita quitação, mas exige atenção aos prazos e juros

Há 24 min
Doenças crônicas e monitoramento constante: 5 empresas envolvidas no cuidado de longo prazo
Variedades

Doenças crônicas e monitoramento constante: 5 empresas envolvidas no cuidado de longo prazo

Há 25 min
Angel Móveis Modern Design contrata Projetista de Marcenaria em Toledo; envie seu currículo
Cotidiano

Angel Móveis Modern Design contrata Projetista de Marcenaria em Toledo; envie seu currículo

Há 39 min
Cáritas Diocesana promove coleta de óleo usado para proteger o meio ambiente
Cotidiano

Cáritas Diocesana promove coleta de óleo usado para proteger o meio ambiente

Há 1h
Perseguição na BR-163 em Toledo termina com 633 kg de maconha apreendidos; motorista foge por plantação de milho
Policial

Perseguição na BR-163 em Toledo termina com 633 kg de maconha apreendidos; motorista foge por plantação de milho

Há 1h
Toledo amplia atendimento para emissão do CAF e reforça apoio à agricultura familiar
Cotidiano

Toledo amplia atendimento para emissão do CAF e reforça apoio à agricultura familiar

Há 1h
Polícia apreende quase 7 kg de haxixe marroquino avaliado em mais de R$ 400 mil em Cascavel
Policial

Polícia apreende quase 7 kg de haxixe marroquino avaliado em mais de R$ 400 mil em Cascavel

Há 11h
Serpentes vivas são encontradas em encomendas do Correios no Paraná
Policial

Serpentes vivas são encontradas em encomendas do Correios no Paraná

Há 13h
Ver mais notícias