VÍDEO NO FINAL DA MAT??RIA
O Conselho Municipal de Segurança de Toledo (Conseg) foi oficialmente reativado e já começa a discutir os principais desafios da segurança pública no município. Em entrevista ao Toledo News, o novo presidente, Hernani Magnabosco, eleito recentemente junto à nova diretoria, destacou que o órgão retoma suas atividades após um período de inatividade motivado por impasses judiciais relacionados à antiga gestão.
Segundo Hernani, o Conselho já teve papel histórico em Toledo, foi o terceiro criado no Paraná, ainda na década de 1980. Agora, a meta é fortalecer a integração entre as forças de segurança e a comunidade, criando uma cultura de prevenção e participação social. ???Segurança pública não é responsabilidade apenas da Polícia, mas de todos os cidadãos. ?? preciso conscientização e união???, afirmou.
Entre as principais preocupações levantadas estão o trânsito caótico, a violência doméstica e a situação das Pessoas em Situação de Rua (PSRs). Hernani pontuou que o tema dos PSRs exige atenção especial: ???Eles têm direitos, mas também deveres. ?? preciso respeito à sociedade e regras de convivência. Não é possível o comerciante abrir a loja e encontrar sujeira na porta???.
O presidente também ressaltou a importância da valorização dos bons profissionais da segurança pública, lembrando que existe uma lei municipal que institui o ???Dia da Segurança???, celebrado em 03 de junho, data em que são apresentados relatórios das forças policiais e ocorre a premiação de policiais que se destacam no trabalho.
Outro ponto destacado é o planejamento para captar recursos e desenvolver projetos estruturantes, como a nova sede da Delegacia de Polícia Civil, que está em processo de licitação. Hernani reforçou que o conselho deve atuar com inteligência, diálogo e projetos bem definidos para garantir avanços efetivos.
Por fim, ele convidou a população a participar ativamente, por meio de denúncias anônimas e atitudes preventivas no dia a dia. ???Cada cidadão é parte da segurança da cidade. O conselho vai ouvir a sociedade e trabalhar com as polícias para tornar Toledo ainda mais segura???.
CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NO VÍDEO ABAIXO