Dez professores do NRE de Toledo são selecionados para intercâmbio pedagógico no Canadá


Foto: Divulgação - AEN
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Dez educadores vinculados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo foram selecionados para participar da 2ª edição do programa Ganhando o Mundo Professor, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). A iniciativa levará 250 profissionais da rede estadual para uma formação pedagógica intensiva no Canadá, com foco na valorização docente e no fortalecimento da educação pública.

Entre os convocados do NRE de Toledo estão Eliete Woitowicz, que atua no Ceebja Valdir Fernandes e no Colégio Estadual Professor Mendes Gonçalves, em Guaíra; Cristiane Janete Weyand de Mesquita, do Colégio Estadual Eron Domingues, e Sirlene Cristiane Ribeiro da Silva Prado, do Colégio Cívico-Militar Marechal Rondon, ambas de Marechal Cândido Rondon; Andréia Ribeiro Sardanha, do Colégio Estadual Santo Agostinho, em Palotina; e duas representantes de Santa Helena: Marilene Pansera, do Colégio Estadual do Campo Verônica Zimermann, e Michele Varnier Polla, da Escola Estadual do Campo Teotônio Vilela.

Também foram selecionadas Lauremi Martins dos Santos Wentz, que atua no Colégio Estadual São Pedro, em São Pedro do Iguaçu, e no Colégio Cívico-Militar Antônio José Reis, em Toledo; Rosilene Maria de Mendonça Antonio, do Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Terra Roxa; Lilian Aparecida Martin, do Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo; e Luciane Pires Kunz, técnica pedagógica do próprio NRE Toledo.

O programa terá duração de 12 semanas, incluindo cinco semanas de mentorias e curso de inglês no Brasil, três semanas de imersão pedagógica no Canadá e outras quatro semanas de acompanhamento com a universidade parceira e a Seed. Durante o período internacional, os docentes participarão de visitas técnicas, observação de aulas e atividades em escolas canadenses, com foco em metodologias ativas, gestão de sala, educação inclusiva, avaliação da aprendizagem e uso de tecnologias.

Segundo a Seed, o investimento inclui o custeio integral das despesas com passagens, hospedagem e alimentação, além da substituição dos professores em sala de aula durante o período do intercâmbio, garantindo continuidade do ensino nas unidades escolares.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressaltou o caráter transformador da iniciativa. De acordo com ele, além de viverem uma experiência de formação pessoal e profissional, os participantes atuarão como multiplicadores do conhecimento adquirido, colaborando com os programas de formação continuada da rede estadual.

“A edição atual do Ganhando o Mundo Professor reforça a expansão do programa, que desde 2022 já levou milhares de estudantes e profissionais da educação para experiências formativas no exterior. Para 2026, o governo estadual prevê a maior edição da história, com duas mil vagas para alunos da 1ª série do Ensino Médio em países de língua inglesa”, destacou o secretário.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim