Dez professores do NRE de Toledo são selecionados para intercâmbio pedagógico no Canadá

Dez educadores vinculados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo foram selecionados para participar da 2ª edição do programa Ganhando o Mundo Professor, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). A iniciativa levará 250 profissionais da rede estadual para uma formação pedagógica intensiva no Canadá, com foco na valorização docente e no fortalecimento da educação pública.
Entre os convocados do NRE de Toledo estão Eliete Woitowicz, que atua no Ceebja Valdir Fernandes e no Colégio Estadual Professor Mendes Gonçalves, em Guaíra; Cristiane Janete Weyand de Mesquita, do Colégio Estadual Eron Domingues, e Sirlene Cristiane Ribeiro da Silva Prado, do Colégio Cívico-Militar Marechal Rondon, ambas de Marechal Cândido Rondon; Andréia Ribeiro Sardanha, do Colégio Estadual Santo Agostinho, em Palotina; e duas representantes de Santa Helena: Marilene Pansera, do Colégio Estadual do Campo Verônica Zimermann, e Michele Varnier Polla, da Escola Estadual do Campo Teotônio Vilela.
Também foram selecionadas Lauremi Martins dos Santos Wentz, que atua no Colégio Estadual São Pedro, em São Pedro do Iguaçu, e no Colégio Cívico-Militar Antônio José Reis, em Toledo; Rosilene Maria de Mendonça Antonio, do Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Terra Roxa; Lilian Aparecida Martin, do Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo; e Luciane Pires Kunz, técnica pedagógica do próprio NRE Toledo.
O programa terá duração de 12 semanas, incluindo cinco semanas de mentorias e curso de inglês no Brasil, três semanas de imersão pedagógica no Canadá e outras quatro semanas de acompanhamento com a universidade parceira e a Seed. Durante o período internacional, os docentes participarão de visitas técnicas, observação de aulas e atividades em escolas canadenses, com foco em metodologias ativas, gestão de sala, educação inclusiva, avaliação da aprendizagem e uso de tecnologias.
Segundo a Seed, o investimento inclui o custeio integral das despesas com passagens, hospedagem e alimentação, além da substituição dos professores em sala de aula durante o período do intercâmbio, garantindo continuidade do ensino nas unidades escolares.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressaltou o caráter transformador da iniciativa. De acordo com ele, além de viverem uma experiência de formação pessoal e profissional, os participantes atuarão como multiplicadores do conhecimento adquirido, colaborando com os programas de formação continuada da rede estadual.
“A edição atual do Ganhando o Mundo Professor reforça a expansão do programa, que desde 2022 já levou milhares de estudantes e profissionais da educação para experiências formativas no exterior. Para 2026, o governo estadual prevê a maior edição da história, com duas mil vagas para alunos da 1ª série do Ensino Médio em países de língua inglesa”, destacou o secretário.














Procura-se: Família procura por Sky, gatinha desaparecida no Jardim Gisela