Após o lançamento oficial no fim do mês de outubro, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Toledo realizou a sua primeira reunião institucional, na manhã de segunda-feira (10). A instituição escolhida para o primeiro alinhamento foi a Secretaria da Mulher. O encontro ocorreu na sede da pasta.
Professora Marli (MDB), procuradora da mulher, e Olinda Fiorentin (PSD), procuradora adjunta, representaram o órgão do Poder Legislativo. Eliane Bombardelli, secretária da Mulher, falou em nome da pasta, ao lado da diretora Josines Turella.
Scooter Elétrica Foston X13 MAX
Economize e pratique mobilidade. Confira as condições especiais na RJK Mobi de T...
Xiaomi YU7 MAX 2025 já disponível
Visite a LG Importados e conheça o SUV elétrico do momento!
Nissan Kicks Sense 2026
Aproveite condições especiais na Nissan Ninja Veículos de Toledo!
Shawarma do Vandão com delivery
Peça pelo WhatsApp ou iFood e saboreie o melhor de Toledo!
Mais
Em primeiro momento, o encontro serviu para estreitar laços. O órgão recém-inaugurado do Legislativo irá trabalhar em sintonia com as pontes e forças já existentes na política de acolhimento e apoio às mulheres. Durante as próximas semanas, as duas vereadoras responsáveis pela Procuradoria estarão em contato com outras autoridades ligadas ao tema. ????? a primeira reunião após a nomeação. Nos próximos dias, após nossa ida a Curitiba para formação sobre Procuradorias da Mulher no Paraná, visitaremos a Delegacia da Mulher, a Subseção da OAB, o Núcleo Maria da Penha (Numape), enfim, todas as instituições de Toledo que trabalham a causa da mulher. A partir das visitas, estabeleceremos um fluxo de atendimentos. A Procuradoria é mais um canal de denúncias e de formação das mulheres. ?? um canal a mais de trabalho para as nossas mulheres???, disse a procuradora Professora Marli.
A secretária Eliane Bombardelli ressaltou a importância da parceria, além de apontar que o trabalho conjunto fortalecerá as políticas públicas voltadas ao atendimento, acolhimento e defesa dos direitos das mulheres. ???Nós recebemos muito bem essa visita, essa primeira tratativa, após o lançamento oficial da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal. Vamos ser parceiras. Com certeza, teremos um fluxo de passagem das mulheres, das suas demandas aqui, em conjunto com a Procuradoria. ?? necessário esse canal de atendimento, através da Procuradoria, que poderá atender as demandas e encaminhar para nós. Essas instituições caminharão juntas, lado a lado, fortalecendo a política das mulheres, dando voz às mulheres menos favorecidas que precisam, sim, desses órgãos à disposição de todas as mulheres do município???, disse a chefe da pasta.
Entre os temas abordados, as representantes falaram sobre o projeto que visa instituir a apresentação quadrimestral de Relatório de Gestão pela Secretaria Municipal da Mulher (PL de Nº 160/2025). De autoria das vereadoras Professora Marli, Olinda Fiorentin e Katchi Nascimento (MDB), a matéria será votada em primeiro turno hoje, segunda-feira (10), na 39ª Sessão Ordinária (confira a pauta). Segundo Olinda, o anseio do Legislativo com a prestação de contas reflete o compromisso com a realidade enfrentada pelas mulheres toledanas. ???Quando o Legislativo se preocupa com a prestação de contas, isso quer dizer se importar com quantos levantamentos foram feitos, quantas mulheres foram violentadas e agredidas. Quando falamos de mulheres, também falamos das adolescentes e de pessoas que estão sem estrutura para acolhimento (...) Toledo é uma cidade nobre: nós temos a Secretaria da Mulher, a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, o Conselho da Mulher. Muito se pensou na criação da Secretaria da Mulher, mas precisamos estruturar e caminhar juntos, Executivo e Legislativo???, declarou.
Sobre a Procuradoria da Mulher
Proposição da Mesa Diretora, a criação da Procuradoria da Mulher foi promulgada através da Resolução de Nº 116/2025. A Portaria de Nº 231/2025 nomeou Professora Marli e Olinda Fiorentin como responsáveis pelo órgão, até 31 de dezembro de 2026. Além de ser um canal responsável por acolhimento e encaminhamento de denúncias, a Procuradoria da Mulher irá atuar de forma efetiva na defesa dos direitos das mulheres e na cooperação com entidades públicas e privadas que promovam políticas sobre o tema. O órgão realizará pesquisas, palestras e estudos sobre a representação feminina na política e fortalecerá o debate público sobre a presença das mulheres em todas as camadas da sociedade.
Serviço ??? canais oficiais da Secretaria da Mulher
WhatsApp (45) 9-9828-2344
Telefone (45) 3196-2750
Contato da Procuradoria da Mulher
Telefone (45) 3196-2830