O último dia de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, entre a noite de terça-feira (17) e a madrugada desta quarta (18), foi marcado por sambas-enredo elogiados e pela estreia conturbada da influenciadora Virgínia Fonseca como rainha de bateria da Grande Rio.
Um dos destaques da noite foi a Unidos de Vila Isabel, que levou à avenida o enredo “Macumbembê, samborembá: sonhei que um sambista sonhou a África”, em homenagem ao compositor e pintor Heitor dos Prazeres. Antes mesmo do primeiro setor avançar, o intérprete Tinga pediu que o público acendesse as luzes dos celulares. “Macumba tem que ter vela”, declarou, convocando a Sapucaí a cantar o samba de 2026, apontado por especialistas como um dos melhores do ano.
A escola exaltou a trajetória multifacetada do artista, que retratou o cotidiano ao pintar o povo, o trabalho, o morro e o samba. O desfile marcou a estreia dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora na Vila, com fantasias dos ritmistas pintadas à mão e ainda com cheiro de tinta, reforçando a estética inspirada nas telas do homenageado. O abre-alas trouxe tons de azul e dourado, e o terceiro carro alegórico encenou encontros de sambistas do início do século 20, como a Festa da Penha.
À frente da bateria, Sabrina Sato desfilou com uma fantasia de 40 quilos de pedrarias e cristais, representando uma aquarela viva. Com apresentação considerada irretocável, a escola de Noel Rosa entrou na disputa pelo título.
Viagem Leito Cama para São Paulo.
Garanta seu conforto com a Expresso Nordeste. Compre sua passagem pelo...
Expresso Nordeste
Terraplanagem em Toledo
Solicite seu orçamento rápido pelo WhatsApp!
George Company Terraplanagem
Seu novo Nissan com preço de Show Rural só aqui
Condições exclusivas Nissan Ninja Toledo para sair de carro novo!
Nissan Ninja Toledo
Educação de qualidade no Adventista
Matrículas abertas! Transforme o futuro do seu filho.
Colégio Adventista de Toledo
Móveis sob medida com preços especiais
Transforme sua casa com a Positano Móveis Planejados!
Positano Móveis Planejados
Novo sistema de bilhetagem em Toledo
Experimente a segurança do reconhecimento facial com a Viação Sorriso.
Sorriso ToledoA Grande Rio apresentou o enredo “A nação do mangue”, com refrão de fácil assimilação, mas o samba não empolgou como esperado. O desfile foi marcado pela estreia de Virgínia Fonseca, que chegou à Sapucaí cercada por cerca de 20 seguranças e protagonizou momentos de empurra-empurra com jornalistas e fãs.
Vestindo fantasia vermelha com efeitos luminosos, a influenciadora retirou o costeiro no meio da avenida, alegando dores, e seguiu desfilando com mais leveza. Também enfrentou dificuldades com o ajuste do tapa-sexo, o que teria prejudicado sua evolução. Em referência ao namorado, o jogador Vinícius Júnior, usou um número 7 cravejado de pedras em um dos dentes.
IPTU 2026 em Toledo
Garanta 5% de desconto até 10 de março. Pague à vista ou parcele!
Economize 10% em bateria Moura na BaterTol
Leu no Toledo News? Ganhe desconto e instalação grátis na BaterTol Baterias
Você está pronto para mudar seu patrimônio?
Rentabilizze Investimentos chegou a Toledo com soluções exclusivas para você.
Residencial Carmel da Prati Empreendimentos
Garanta seu novo lar com conforto e lazer. Saiba mais!
Mais
Virgínia substituiu Paolla Oliveira, que ocupou o posto por sete anos. Na dispersão, novos episódios de confusão foram registrados, com vídeos nas redes sociais mostrando gritos e mais empurra-empurra. A influenciadora chegou a se abrigar no estúdio da TV Globo.
A Grande Rio também chamou atenção ao estampar a marca Wepink, empresa de cosméticos de Virgínia, nos macacões da equipe de força, responsável por conduzir e fazer reparos nos carros alegóricos. O desfile trouxe referências ao maracatu e ao manguebeat, movimento liderado por Chico Science, com setor inicial dominado por tons roxos e vermelhos que simbolizavam a lama.
Primeira a se apresentar na noite, a Paraíso do Tuiuti levou à avenida o enredo inspirado na obra de Nei Lopes e no oráculo de Ifá, abordando o sincretismo da Santería e as conexões entre Cuba e Brasil. O samba foi conduzido por Pixulé, com bateria de mestre Marcão, enquanto a rainha Mayara Lima representou os ikins de Orunmilá. O abre-alas, com 60 metros, trouxe estrutura espelhada e elementos prateados, mas houve problemas de acabamento em carros posteriores.
Encerrando a noite, a Acadêmicos do Salgueiro homenageou a carnavalesca Rosa Magalhães, morta em 2024. O desfile foi estruturado como uma biblioteca, com livros funcionando como portais para universos temáticos ligados à trajetória da artista. A comissão de frente apresentou recortes de sua obra, e um violinista tocou ao lado da bateria, em referência à formação erudita da homenageada.
Sob o comando de Igor Sorriso, o samba foi cantado pela escola e pelo público. A rainha Viviane Araújo desfilou caracterizada como pirata e subiu em um carro alegórico em formato de navio. No encerramento, Rosa Magalhães surgiu representada em destaque, coroada.
A apuração das notas do Grupo Especial será realizada nesta quarta-feira (18), a partir das 15h00.