Gases intestinais: causas, principais queixas e orientações


Foto: Toledo News

Todas as pessoas produzem litros de gases intestinais regularmente, alguns deles são reabsorvidos pelo sistema sanguíneo e eventualmente expelidos, o restante pode ser expelido pela boca (arroto) ou pelo ânus (flatulência). Esses gases intestinais são resultantes de um processo biológico normal, chamado fermentação, que ocorre durante a digestão dos alimentos.

As três principais queixas dos pacientes são: excesso de arrotos (eructação), inchaço abdominal (distensão) e flatulência (conhecida informalmente como “gases”) em excesso.

A flatulência excessiva pode ser causada tanto pela ingestão de alimentos mais fermentáveis, como também pela chamada aerofagia (ingestão de ar em quantidade anormal).

Entre os alimentos com alta fermentação se destacam as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), os vegetais crucíferos, que são ricos em enxofre (brócolis, repolho, couve-flor, agrião), a lactose, que é o açúcar natural do leite, o amido (batata, cereais, trigo), o sorbitol e frutose, que são carboidratos contidos naturalmente em diversos alimentos e muito usados como adoçantes em produtos industrializados e por fim, as fibras, que são carboidratos não digeríveis e também podem sofrer fermentação pelas bactérias intestinais.

Infelizmente, não existe um diagnóstico fundamentado, nem um tratamento inerente propriamente dito, ou seja, o que funciona para uns, pode não funcionar para outros.

O que se orienta é que o paciente pratique atividade física regularmente, pois ela evita a retenção de gases, adote uma alimentação saudável, tenha uma ingestão satisfatória de líquidos durante o dia, mastigue bem os alimentos antes de engolir, não ingira líquidos durante as refeições para uma correta digestão e absorção dos nutrientes e utilize certos tipos de medicamentos, quando houver necessidade.

E para aqueles que são intolerantes à lactose devem evitar leite e seus derivados ou utilizar a enzima lactase. Probióticos também são adjuvantes no tratamento de gases, pois são bactérias capazes de minimizar a fermentação dos carboidratos.

Em casos muito sintomáticos, solicitamos exames para avaliação da presença de disfunções simultâneas, a fim de prescrever um tratamento mais assertivo.

Doutor. Leandro Faé

CRM – PR 36.049

Clínica Endogastro Toledo

Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte-MG

Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – Juiz de Fora-MG

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias