Golpe do falso IPVA cresce e Polícia Civil de Toledo orienta como identificar fraudes

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
A Polícia Civil (PC) de Toledo vem alertando a população sobre o crescimento do chamado golpe do falso IPVA, prática criminosa que costuma se intensificar no início do ano, período em que muitos proprietários de veículos buscam os canais oficiais para efetuar o pagamento do imposto. Segundo a Polícia, golpistas têm se aproveitado da pressa e da falta de atenção dos contribuintes para aplicar estelionatos por meio de sites fraudulentos que simulam páginas oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De acordo com o delegado adjunto da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), Rodrigo Baptista, o principal cuidado deve ser redobrar a atenção no momento da pesquisa na internet. “As pessoas acabam buscando o site do Detran para efetuar o pagamento do IPVA, mas durante essa busca aparecem diversos sites falsos, que induzem o usuário a preencher o Renavam do veículo e gerar um código Pix para pagamento”, alertou. Ele reforça que uma das formas de prevenção é verificar se o endereço eletrônico é seguro. “É importante conferir se o site possui ‘https’ no início do endereço, o que indica um ambiente mais confiável”, explicou.
Outro ponto destacado pelo delegado é a conferência do beneficiário no momento do pagamento. “Nos golpes, o beneficiário geralmente é uma empresa ou pessoa jurídica que não tem qualquer ligação com o Detran ou com o Estado do Paraná. Ao verificar o nome do destinatário do Pix, o cidadão já consegue identificar a fraude e evitar o prejuízo”, afirmou. Rodrigo Baptista também orientou que a população utilize, sempre que possível, o aplicativo oficial do Detran-PR. “No aplicativo, o acesso exige dados pessoais e uma verificação adicional, o que dá muito mais confiabilidade para solicitar o boleto ou o Pix para pagamento do IPVA”, ressaltou.
Um caso recente registrado em Toledo exemplifica a atuação dos criminosos. Na segunda-feira, dia 12 de janeiro, um morador procurou a Polícia Civil e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) após ser vítima de estelionato ao tentar pagar o IPVA por meio de um site fraudulento. Conforme o registro policial, o fato ocorreu no dia 09 de janeiro, quando o solicitante tentou emitir a guia de pagamento do imposto de um veículo pertencente a terceiro. Ao acessar uma página falsa que imitava o sistema do Detran-PR, ele foi induzido a erro e optou pelo pagamento via Pix para obter desconto.
A transferência, no valor de R$ 481,97, foi realizada a partir de sua conta pessoal em uma cooperativa de crédito e destinada a uma pessoa jurídica. Logo após a confirmação do pagamento, o morador percebeu a irregularidade. De imediato, ele acionou o Mecanismo Especial de Devolução (MED) por meio do aplicativo da instituição financeira. Comprovantes da transação e capturas de tela da página fraudulenta foram anexados ao Boletim de Ocorrência, e a vítima recebeu orientações sobre os procedimentos de Polícia Judiciária cabíveis.
Conforme as autoridades competentes, outros casos semelhantes também foram registrados ao longo da segunda-feira, 12, em municípios da área de abrangência do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo (19º BPM), como Mercedes e Ouro Verde do Oeste, reforçando a necessidade de atenção redobrada por parte da população. “Sabemos que a correria do início do ano faz com que muitas pessoas realizem essas buscas sem se atentar aos detalhes e acabam efetuando pagamentos indevidos. Por isso, o alerta é para que todos tenham cuidado ao pagar o IPVA e não caiam nesse tipo de golpe”, concluiu o delegado Rodrigo Baptista.
CONFIRA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO
















Procura-se: gatinho que atende pelo nome de Francisco, desaparecido na região do Jardim Pancera em Toledo