Governo reconhece professores e oficializa Dobra de Padrão em evento realizado em Toledo

Mais tempo na escola, mais compromisso com a educação. Esse é o espírito da medida implementada pelo Governo do Estado do Paraná, que oficializou na última semana a Dobra de Padrão de 226 professores que atuam nas instituições de ensino dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Toledo, Cascavel e Assis Chateaubriand. A assinatura do Termo de Ciência foi realizada no Anfiteatro Moacir Galante, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Toledo, e reuniu cerca de 220 professores, além de autoridades locais e estaduais.
A mudança, que faz parte de um processo seletivo que contemplou mais de 2 mil profissionais em todo o estado, permite a ampliação da jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais, com remuneração proporcional. A iniciativa visa não apenas reconhecer o trabalho cotidiano dos docentes, mas também garantir mais estabilidade e minimizar a carência de professores na rede estadual de ensino.
Para a professora Margarete Campagnolo de Morais, de Toledo, a medida representa um avanço significativo. “O professor não fica mais dependente de assumir aulas extraordinárias a cada ano”, afirmou. “É uma iniciativa importante que vem para demonstrar a valorização dos profissionais pelo Governo”.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que participou da cerimônia, destacou os impactos positivos da presença contínua dos docentes nas escolas. “Ter um professor no dia a dia da escola, integralmente, fortalecendo relações com o corpo docente, com os pais e com os estudantes, só contribui com a qualidade da aprendizagem”, disse. Segundo ele, a medida colabora diretamente para manter o Paraná como referência em educação pública no país.
A Dobra de Padrão, além de ampliar a carga horária dos docentes, também reforça a profissionalização do ensino público, ao valorizar professores com licenciatura plena e especialização nas disciplinas da educação básica. A ação se soma a outras iniciativas de valorização da categoria anunciadas recentemente, como o reajuste salarial que pode chegar a 11,31%, representando um investimento anual de R$ 850 milhões.
Roni Miranda também lembrou que, desde o último concurso – realizado após um hiato de 10 anos –, o Governo já convocou 4,5 mil novos professores. Outro destaque é a nova edição do programa “Ganhando o Mundo Professor”, que levará 250 educadores para uma formação pedagógica de três semanas no Canadá, promovendo uma rica troca de experiências com práticas internacionais.
A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Administração e Previdência, Luizão Goulart, e do deputado estadual Márcio Pacheco (Progressistas), reforçando o apoio político e institucional à valorização da educação pública.
Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).




















Procura-se: Família procura por Sky, gatinha desaparecida no Jardim Gisela