Medalhista de ouro no slalom gigante do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, no sábado, Lucas Pinheiro Braathen não conseguiu repetir o desempenho no slalom, nesta segunda-feira. Uma queda na reta final da primeira descida encerrou a chance de disputar um novo pódio. O esquiador brasileiro lamentou as condições climáticas no momento da prova, afirmou que estava preparado para imprevistos, mas destacou a importância de sua campanha. “Estávamos aqui para fazer a diferença.”
Braathen foi o sexto a descer na montanha de Bormio e registrava um excelente tempo, brigando pelas primeiras posições. No entanto, perdeu o equilíbrio e caiu, encerrando precocemente sua participação após o brilho na prova anterior.
“Esse é o nível mais alto, esse é o esqui alpino. É um esporte muito complexo, com muitos fatores. A gente está competindo com a natureza, com clima, neve, sol, tudo. Acordo todo dia treinando para ficar preparado para tudo. Estava preparado para isso também”, afirmou o atleta, filho de mãe brasileira e pai norueguês, que optou por defender o Brasil.
Apesar da frustração por não avançar à segunda descida — apenas os 30 melhores, sem quedas, seguem na disputa pelo ouro —, o esquiador preferiu valorizar a conquista do sábado e o significado de sua presença nos Jogos.
“Eu e o Brasil não estávamos aqui nos Jogos Olímpicos de Inverno só para participar. Estávamos aqui para fazer a diferença, trazer nossas cores, outra mentalidade, outra cultura e celebrar essa diversidade do Brasil e do esporte”, destacou.
Ao comentar a medalha de ouro, Braathen ressaltou o simbolismo do feito. “Acho que esse ouro representa a força que existe nessa diversidade, algo que eu quero trazer ainda mais para o esporte. Vejo que temos vários atletas brasileiros que vão crescer a cada ano, e isso é muito bonito. Tudo isso representa meu propósito na vida: fazer a diferença e inspirar outros a terem coragem de seguir seus sonhos”, completou.
Viagem Leito Cama para São Paulo.
Garanta seu conforto com a Expresso Nordeste. Compre sua passagem pelo WhatsApp!
49 Vagas na Bompel em Toledo
Candidate-se agora e faça parte da maior exportadora de calçados!
Pizza Calabresa 35 cm
Aproveite 12 fatias por apenas R$ 49,99! Peça já!
Vai perder as melhores ofertas do Carnaval?
LG Importados espera por você com descontos exclusivos neste feriado!
Mais
Dono da primeira medalha do Brasil na história dos Jogos Olímpicos de Inverno -com um ouro no slalom gigante do esqui alpino-, Lucas é filho do norueguês Bjorn Braathen e da brasileira Alessandra Pinheiro de Castro.