O lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 foi realizado na última sexta-feira, 13, na Cúria Diocesana de Toledo, reunindo lideranças religiosas, agentes de pastoral e representantes da imprensa. A abertura oficial da Quaresma e da Campanha ocorre nesta quarta-feira (18), com as celebrações de Quarta-feira de Cinzas nas paróquias da Diocese.

De acordo com o material divulgado pelo Centro Integrado de Comunicação, a Quaresma é “um tempo de conversão” e será aberta na Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro, marcando o início da preparação para o Tríduo Pascal.
O documento destaca ainda que não se trata de um gesto meramente tradicional, mas da expressão de um compromisso de “deixar-se moldar pelo Espírito Santo”, sendo que “o verdadeiro sentido da conversão é ‘nascer de novo’”.
Inserida nesse contexto, a Campanha da Fraternidade chega à sua 62ª edição com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 01, 14).

O objetivo geral é “promover, a partir da Boa-Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito”.
Durante o lançamento, o bispo diocesano Dom João Carlos Seneme ressaltou que a Campanha da Fraternidade é “uma ação que já ocorre há mais de 60 anos” e que está inserida dentro da Quaresma como gesto concreto de fé. “A Campanha da Fraternidade é inserida dentro da Quaresma, que é esse tempo religioso onde nos preparamos para a Páscoa. Ela nasce como gesto concreto para que a gente possa manifestar nossa fé olhando para algum ponto onde esteja faltando a presença de caridade, de fraternidade, de Deus”, afirmou.
Fortaleça sua marca em Toledo
Anuncie nas TVs da Alfa Marketing Local e conquiste seu público!
Estude com flexibilidade na PUCPR Toledo
Vestibular agendado e acesso pelo Enem. Matrículas abertas para novos cursos em ...
Vendas maiores, taxas menores. Só no Aiqfome Toledo
Cadastre seu restaurante e aumente o lucro com o delivery mais vantajoso
Últimas vagas para transplante capilar em Toledo
Garanta análise com Dra. Luciana Menezes De Azevedo antes das agendas fecharem!
Mais

Neste ano, segundo o bispo, a Igreja no Brasil é chamada a refletir especialmente sobre a realidade da moradia. “A CNBB nos convida a refletir sobre o tema da moradia, principalmente para as pessoas carentes, onde não existe uma moradia digna. Isso é um apelo que Deus nos faz para percebermos como podemos praticar realmente a fé”, destacou. Dom João explicou ainda que a Diocese de Toledo, composta por 19 municípios, pretende realizar um levantamento nas comunidades para identificar as carências habitacionais. “Quem sabe alguma comunidade pode, inclusive como gesto concreto, ajudar a construir alguma casa para uma pessoa que esteja carente”, pontuou.
O presidente executivo da Cáritas Diocesana de Toledo, padre André Boffo Mendes, enfatizou que o tema toca um direito básico da pessoa humana. “Todas as vezes que nós vamos fazer um cadastro ou comprar algo pela internet, uma das informações básicas é o endereço onde moramos. Esse é o princípio de tudo”, afirmou. Segundo ele, a Campanha quer questionar cada fiel sobre a sua própria realidade: “Qual é a nossa moradia? A nossa identidade?”.

Padre André explicou que o conceito de moradia digna, reconhecido inclusive pela Organização das Nações Unidas (ONU), vai além da estrutura física da casa. “Moradia digna é o lugar onde a pessoa vive e tem acesso aos pontos principais para a sua sobrevivência, como educação, trabalho e saúde. Se ela não tem acesso a isso, está em uma condição de indignidade”, ressaltou.
O material da Campanha aponta que o Brasil enfrenta um déficit de cerca de 6 milhões de moradias, além de 26 milhões de residências consideradas inadequadas.
Diante desse cenário, a proposta é promover reflexão e também mobilização. “Nossa maior contribuição com a campanha vai ser motivar as pessoas para que todos se sintam protagonistas, para acompanhar a política habitacional do seu município e ocupar os espaços de discussão”, afirmou o presidente da Cáritas.

Ao longo dos 40 dias da Quaresma, a Diocese promoverá momentos de reflexão nas comunidades dos 19 municípios que compõem o seu território. No Domingo de Ramos, será realizada a tradicional Coleta da Solidariedade, cujos recursos apoiarão iniciativas ligadas ao tema da Campanha.

Com o início da Quaresma nesta quarta-feira (18), a Igreja em Toledo convida os fiéis a viverem este tempo como oportunidade de conversão pessoal e compromisso social. Como resume o lema deste ano, trata-se de recordar que Cristo “veio morar entre nós” e, à luz dessa verdade, refletir sobre o direito de todos a uma moradia digna.