Mutirão recolhe contêiner cheio de lixo eletrônico no Parque Ecológico Diva Paim Barth


Foto: Divulgação
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) de Toledo realizou, na manhã de sábado (22), um mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no Parque Ecológico Diva Paim Barth. A iniciativa arrecadou um contêiner completo com geladeiras, televisores, micro-ondas, caixas de som, celulares, tablets, notebooks, ventiladores, e outros itens, alguns ainda em funcionamento. Todo o material foi destinado à Associação dos Catadores de Recicláveis de Toledo (Acatol), responsável pela separação e comercialização dos itens, gerando renda para cerca de 60 famílias.

A secretária de Meio Ambiente, Luciana Fogaça, explica que há descarte irregular desse tipo de material no município. Segundo ela, a mistura de volumosos com eletrônicos é recorrente e motivou a iniciativa. “É o primeiro mutirão que nós estamos fazendo neste ano, mas pretendemos realizar outros e mostrar à população que o município trabalha de forma transparente”, destaca. A secretária também menciona que o descarte inadequado pode causar “contaminação do solo e da água”, e reforçou que a ação representa benefício ambiental e econômico, já que “gera um ganho para o pessoal da associação”.

A presidente da Acatol, Serli Correa dos Santos de Almeida, disse que a campanha é importante para complementar a renda dos associados. Ela afirmou que a separação ocorre por tipos, como a chamada linha branca – que inclui geladeiras, fogões e máquinas de lavar – e outros eletrônicos. “Classificamos para pegar valor e depois entregamos para a empresa responsável pelo recolhimento”, explica. Serli destaca ainda que o retorno financeiro será significativo no período de fim de ano: “Vai ser muito útil para repassar aos associados esse dinheiro que vai entrar com a venda deste lixo eletrônico”, ressalta.

Para a coordenadora das Centrais de Valorização e Educação Ambiental da SMMA, Graziela Gobbato, o aumento na troca de eletrodomésticos no fim do ano motivou a escolha da data. Ela disse que a antecipação evita acúmulo irregular e favorece a renda dos trabalhadores da associação. “As pessoas costumam trocar os equipamentos agora, então pensamos em fazer o mutirão”, comenta. Segundo ela, o material entregue chega limpo à Acatol e vira lucro: “Esse material vai virar uma renda, principalmente agora, para que eles possam fazer um Natal um pouco mais ‘gordinho’”, observa Graziela.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim