Novembro Roxo: Hospital Bom Jesus destaca luta e esperança na UTI Neonatal

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, está promovendo a campanha Novembro Roxo para conscientizar sobre a prematuridade e os desafios enfrentados na UTI Neonatal. Com leitos voltados para gestantes de alto risco, a unidade é referência no atendimento de prematuros extremos, que nascem a partir de 24 semanas, como foi o caso de Vicente Fernandes de Lima e Cristofer Matheus de Campos.
Vicente, nascido em 02 de julho com apenas 650 gramas, e Cristofer, nascido em 08 de julho com 625 gramas, enfrentaram jornadas delicadas. Rosiane Fernandes, mãe de Vicente, descreveu a experiência. “O mundo da gente cai quando entramos na UTI, são vários sentimentos. Consegui pegar o meu bebê no colo depois de muito tempo e também fui liberada para amamentar uma vez ao dia, o que me deixou muito feliz”. O relato é de uma mãe que vivencia o cotidiano da UTI, apegando-se à fé e superando medos.

Outro relato vem de Lucinéia de Campos, mãe de Cristofer, que acompanhou a evolução do filho até o momento da alta em 11 de outubro, quando ele já pesava mais de dois quilos. “Foi uma mistura de alegria e gratidão, estou muito feliz por ele estar comigo nos meus braços”, disse Lucinéia, agradecendo ao apoio da equipe da UTI.
O coordenador da UTI Neonatal, Doutor João Pedro Pontes Câmara, destacou que os bebês prematuros extremos representam um grande desafio. "É um desafio, mas ver eles ganhando peso e indo para casa nos deixa muito felizes”. A enfermeira Laura Barbieri Cerón Reis complementou ressaltando que o atendimento humanizado é essencial para a recuperação, oferecendo aos pais acesso livre aos bebês, o que fortalece os laços e alivia a angústia.

Para aprimorar o atendimento, a UTI conta com o Projeto Pequeno Amor, que arrecada fundos para melhorias na unidade. Criado há seis anos, o projeto já viabilizou reformas e a aquisição de equipamentos modernos, contribuindo para salvar vidas e proporcionar esperança às famílias.















Procura-se: Família procura por Sky, gatinha desaparecida no Jardim Gisela