Paraná conclui 52 obras de saúde com investimento de mais de R$ 40 milhões só este ano

Fonte: AEN
Paraná conclui 52 obras de saúde com investimento de mais de R$ 40 milhões só este ano
📷 Foto: AEN

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), concluiu somente este ano 52 obras de construções e reformas de novos serviços de saúde em 44 municípios do Estado.

Os investimentos, somados, passam de R$ 40 milhões e as estruturas entregues incluem a primeira Unidade Mista de Saúde (UMS) do Paraná em Maria Helena, novos Pronto Atendimento Municipal (PAM), Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de reformas estruturais em prédios do Samu e em hospitais.

Somente na Santa Casa de Londrina foram investidos R$ 3,2 milhões em uma reforma de mais de 2 mil metros quadradosl, com reformas nas unidades de internação e nas áreas de apoio de urgência e emergência.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância dessas obras. ???Estamos descentralizando a saúde e levando o atendimento até os municípios. Existem ainda mais de 700 obras em curso e é um trabalho muito grande de investimentos na regionalização para que a saúde chegue a todos os paranaenses???, pontuou.

Municípios menores do Estado também foram impactados pelos investimentos do Governo do Estado. Sengés, na Região Nordeste, teve duas obras concluídas. Uma reforma de UBS, num investimento de R$ 40 mil e a ampliação do PAM no valor de R$ 1,2 milhão, que agora passa a contar com salas de exames de tomografia, de ultrassom, de cardiotocografia e consultório ginecológico.

A cidade de Planalto, no Sudoeste, de pouco mais de 14 mil habitantes, recebeu investimento de R$ 1 milhão para construir a oitava UBS da cidade. Ela está instalada no bairro Nossa Senhora Aparecida e atenderá uma população de cerca de 2,7 mil pessoas. ???Sem uma UBS no bairro, os moradores precisavam buscar atendimento em Unidades de Saúde de outros bairros, o que gerava lotação, filas e sobrecarga dos profissionais. Essa UBS vai desafogar muito???, avaliou a secretária municipal de saúde, ??ngela Caneppa.

Estrutura

As 52 obras realizadas até setembro de 2025 incluem a construção ou reforma de 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Prontos Atendimentos Médicos (PAM), dois hospitais, uma clínica psicológica, um Centro de Especialidades Médicas (CEM), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), uma ampliação na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do Paraná, uma sede de Samu e uma Unidade Mista de Saúde (UMS).

As obras de reformas e construção estão em todas as regiões. Confira as cidades contempladas:

Mais recursos

A Sesa também investe na estruturação completa das unidades. Foram investidos mais de R$ 422,1 milhões desde 2019 para a compra de equipamentos e mobiliários. Ainda foi lançado o Programa Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (Proaps), que destinará R$ 100,9 milhões em 12 meses para os 399 municípios. Para obter a verba, os municípios devem realizar a estratificação de risco conforme as Linhas de Cuidado; o envio regular de informações à Plataforma Paraná Saúde Digital; a promoção de ações de educação permanente, incluindo a participação no PlanificaSUS Paraná; e o registro adequado das ações de saúde.

Últimas Notícias

Transforme coleções de fotos de viagens em vídeos no estilo Vlog com IA gerador de vídeo
Variedades

Transforme coleções de fotos de viagens em vídeos no estilo Vlog com IA gerador de vídeo

Há 54 min
Conselho de Segurança de Toledo recebe declaração de Utilidade Pública
Cotidiano

Conselho de Segurança de Toledo recebe declaração de Utilidade Pública

Há 55 min
Novo sistema da Sanepar vai preparar Toledo para atender até 200 mil habitantes
Cotidiano

Novo sistema da Sanepar vai preparar Toledo para atender até 200 mil habitantes

Há 1h
Mulher é ameaçada por ex-companheiro durante retirada de pertences no Jardim Santa Clara IV
Policial

Mulher é ameaçada por ex-companheiro durante retirada de pertences no Jardim Santa Clara IV

Há 1h
Colisão entre moto e carro deixa dois feridos na Avenida Ministro Cirne de Lima
Policial

Colisão entre moto e carro deixa dois feridos na Avenida Ministro Cirne de Lima

Há 1h
Cine Panambi recebe Supergirl como lançamento da semana em Toledo
Cotidiano

Cine Panambi recebe Supergirl como lançamento da semana em Toledo

Há 1h
Pedestre é atropelada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Toledo
Policial

Pedestre é atropelada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Toledo

Há 1h
Suspeito de transportar mais de 600 kg de maconha é preso no Vila Pioneiro
Policial

Suspeito de transportar mais de 600 kg de maconha é preso no Vila Pioneiro

Há 1h
Condenado a 14 anos por estupro no Mato Grosso é capturado no Jardim Panorama, em Toledo
Policial

Condenado a 14 anos por estupro no Mato Grosso é capturado no Jardim Panorama, em Toledo

Há 2h
Restaurante é arrombado e tem carnes, botijão de gás e dinheiro furtados em Toledo
Policial

Restaurante é arrombado e tem carnes, botijão de gás e dinheiro furtados em Toledo

Há 2h
Fase municipal dos Jeps/Bom de Bola bate recorde de inscritos em Toledo
Esportes

Fase municipal dos Jeps/Bom de Bola bate recorde de inscritos em Toledo

Há 2h
Diocese de Toledo realiza neste fim de semana a 3ª Etapa do Pré-seminário em Quatro Pontes
Cotidiano

Diocese de Toledo realiza neste fim de semana a 3ª Etapa do Pré-seminário em Quatro Pontes

Há 3h
Ver mais notícias