PodCâmara #14: Olinda Fiorentin fala sobre ações na saúde e na defesa das mulheres

A vereadora Olinda Fiorentin (PSD) é a convidada do 14º episódio do PodCâmara. Durante a entrevista, a parlamentar destacou iniciativas que marcaram sua atuação na Câmara de Toledo, com foco em políticas públicas de saúde e na proteção das mulheres. Entre os projetos abordados, Olinda comentou a Lei para publicização dos horários de atendimento dos profissionais em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vereadora também falou sobre o programa Toledo Rosa de Janeiro a Janeiro, voltado ao rastreamento contínuo de câncer de mama e de colo de útero, com a descentralização dos atendimentos preventivos ao longo de todo o ano.
Voltada à transparência e ao diálogo, com espaço para que o parlamentar convidado apresente sua trajetória, a entrevista apresenta as principais bandeiras e os projetos que marcam a atuação no Legislativo. Na primeira temporada, todos os vereadores serão entrevistados.
Confira trechos da participação de Olinda Fiorentin no Podcâmara:
Transparência nas UBSs
É uma Lei muito valiosa, de respeito e dignidade com as pessoas que estão já doentes. Veja bem, chegar já em uma unidade de saúde de madrugada – porque muitos precisam de madrugada – e, chega na hora, não consegue ficha (...) o médico não vem. ‘Ah, o médico está de atestado’, mas qual médico? Não sabe. As Unidades Básicas de Saúde precisam dar as informações de forma transparente, como a Constituição no seu artigo 37 prevê a transparência no órgão público, tem que estar lá: os médicos que estão atendendo, horários, férias e atestados. As pessoas precisam ter essas informações.
Confira o Projeto de Lei de Nº 25/2025: Dispõe sobre a publicização ao público, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF) e demais unidades de pronto atendimento, dos horários de atendimento dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, de autoria do vereadora Olinda Fiorentin (Lei de Nº 2.901/2025)
Toledo Rosa de Janeiro a Janeiro
Se fala tanto em Outubro Rosa, parece que vira uma publicidade com os laços, tudo rosa, mas a gente precisa descentralizar esses atendimentos. De que maneira? No Toledo Rosa de Janeiro a Janeiro, as mulheres terão a oportunidade, a partir da sua data de nascimento, que sejam atendidas nos seus exames de prevenção. Eu acho que precisamos avisar nisso (...) é possível, sim, fazer o diagnóstico conforme a data de nascimento da mulher, da paciente.
Confira o Projeto de Lei de Nº 156/2024: Estabelece diretrizes para implantação do Programa “Toledo Rosa de Janeiro a Janeiro”, para rastreamento de câncer de colo de útero e mama, de autoria do vereadora Olinda Fiorentin (Lei de Nº 2.869/2024)
Procuradoria da Mulher
A Procuradoria da Mulher vem contribuir, vem somar, com tantas políticas que nós já temos. Nós temos a Delegacia da Mulher, nós temos a Guarda Municipal, a Patrulha Maria da Penha, então assim, eu e a vereadora Marli já estamos fazendo o relatório dos atendimentos que nós temos no pouco período, atendimentos expressivos, que são aflorados. Nós já falamos com o Ministério Público, nós já falamos com a Delegada da Mulher, já falamos com a secretária de Política para as Mulheres. Já falamos com várias pessoas.
UBS PEDIÁTRICA
Um projeto de lei que eu quero ver aprovado no futuro? Que sonho: uma UBS para atender nossas crianças (pediátrica). Hoje, eu fui na UPA e ela estava cheia de crianças. Eu posso estar na UPA com tuberculose, tossindo, e a mãezinha tá lá, amamentando. Eu acho que, se eu pudesse, eu descentralizava. Nem que seja uma unidade básica, só um exemplo, a da Paulista, para só atender as crianças. Ter os pediatras que atendem na UPA. Quem paga é o Município (...) eu só vejo que precisa dar mais atenção às nossas crianças.
Assista na íntegra
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=kpssBfhuzhA&list=PLxE3peMLYwthsk0na5-aN00k9c_537oUC&index=2
Spotify: https://open.spotify.com/episode/0ljl9SgeMifzM0I9e9yma8?si=vvIgnLkdQ4qH53thtsBRfQ
Na próxima sexta-feira, o episódio número 15 irá apresentar o mandato de Sergio Japonês (PL).















Encontrado: RG em nome de Edson Fernandes da Cruz, encontrada no Teatro Municipal em Toledo