Um homem foi detido pela Polícia Militar na manhã do dia 14 de fevereiro, no bairro São Francisco, em Marechal Cândido Rondon, após descumprir uma medida protetiva de urgência, ameaçar a ex-companheira e resistir à abordagem policial. A ocorrência ganhou repercussão nesta segunda-feira (16) nas redes sociais após a divulgação de um vídeo da ação.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe do 19º BPM / 2ª Companhia foi acionada por volta das 10h20 para atender uma denúncia de descumprimento de medida protetiva. No local, os policiais encontraram o homem em frente ao portão da residência da solicitante. Durante a tentativa de abordagem, ele passou a desobedecer ordens legais e desacatar os policiais, chegando a afirmar: “podem usar as forças que vocês têm, mas não vão me revistar”.
Ainda conforme a PM, mesmo após nova ordem para que colocasse as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, o indivíduo continuou resistindo, sendo necessário o uso de força moderada para a contenção. Durante a ação, ele entrou em luta corporal com os policiais e precisou ser imobilizado e algemado, em razão da resistência apresentada e para garantir a segurança da equipe, do próprio abordado e de terceiros.
Em relato aos policiais, a vítima informou que o homem foi até o local pedindo um carregador de celular e insistindo para que ela abrisse o portão para conversarem. Diante da negativa, ele passou a proferir ameaças graves, afirmando que atiraria contra ela e que incendiaria a residência com ela e os filhos dentro. Ao ser informando de que a polícia seria acionada, o homem se exaltou ainda mais, momento em que a equipe chegou ao local.
Após consulta aos sistemas policiais, foi confirmada a existência de medida protetiva de urgência em vigor contra o autor. Diante dos fatos — ameaça, resistência, desobediência e descumprimento da decisão judicial — as partes foram encaminhadas à 47ª Delegacia Regional de Polícia para os procedimentos cabíveis.