Polícia Civil de Toledo alerta para golpes virtuais, em especial o “Golpe da OLX”

O delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), Alexandre Macorin, faz um alerta à população de Toledo sobre golpes realizados por criminosos pela internet. Dentre os diversos golpes presentes nas redes sociais, um em específico, tem se tornado comum em Toledo e região.
O “Golpe da OLX” como é conhecido popularmente, tem feito vítimas de maneira cada vez mais recorrente e funciona da seguinte maneira:
01 - O golpista replica um anúncio de venda e cria um anúncio com seu próprio número de contato.
02 - O potencial comprador visualiza o anúncio e entra em contato com o golpista, que conduz uma mediação na venda, fingindo ser um conhecido do vendedor real. O golpista instrui o comprador a se encontrar com o vendedor, mas pede que não seja mencionado nada sobre a sua participação nesse processo.
03 - O comprador finaliza a transação com o golpista e realiza o pagamento na conta bancária fornecida por ele.
04- No fim, o vendedor real não recebe nada pelo produto e o comprador não recebe o produto.
“O vendedor não sabe de nada, a única pessoa que tem vantagem é o golpista, quando você tiver interesse em comprar algo, procure por uma empresa séria e pague somente mediante o recebimento da compra” ressalta o delegado Alexandre Macorin.
Anteriormente esse tipo de golpe restringia-se apenas a venda de veículos de forma fraudulenta, entretanto, tem se estendido a todo tipo de objeto, atingindo até mesmo o público jovem. Na hora de realizar compras online é importante sempre ficar atento.


















Encontrado: RG em nome de Edson Fernandes da Cruz, encontrada no Teatro Municipal em Toledo