Prefeitura de Toledo apresenta plano de trabalho do projeto ???Rio com Vida???

Fonte: Assessoria
Prefeitura de Toledo apresenta plano de trabalho do projeto ???Rio com Vida???
📷 Foto: Divulgação

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito foi o cenário, na tarde desta sexta-feira (10), do pré-lançamento do projeto ???Rio com Vida???, iniciativa que estabelece as bases para a recuperação ambiental da parte alta (área urbana) da microbacia do Rio Marreco, um dos cursos d???água mais importantes de Toledo. O encontro marca o início de uma nova etapa de mobilização que une poder público, instituições de ensino, entidades ambientais e sociedade civil em torno de um mesmo objetivo: revitalizar o rio e restabelecer seu equilíbrio ecológico e paisagístico.

O projeto surgiu a partir de uma demanda apresentada pelo promotor Giovani Ferri, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, do Ministério Público do Paraná (MPPR). A meta é clara: resgatar o Rio Marreco, cuja nascente se encontra no Jardim Gisela e que, ao longo do seu percurso, recebe cinco afluentes ??? as sangas Panambi, Cerro Corá, Pyahu, Jacutinga e outra ainda sem denominação ??? muitos deles canalizados em regiões densamente habitadas, como Jardim La Salle, Vila Becker, Grande Coopagro, Jardim Tocantins, Vila Industrial, Jardim Gisela e parte do Centro.

O ponto alto do ato foi a apresentação do plano de trabalho coordenada pelas autoras do projeto: a bióloga Lilian Queli Ferreira Cardoso Borges e a tecnóloga em Saneamento Ana Paula Soares Berte, ambas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Elas conduziram a exposição que simboliza o encerramento da primeira das três fases do ???Rio com Vida???, dedicada ao diagnóstico e planejamento das ações. Nesse estágio inicial, foram mapeadas as áreas críticas, definidas prioridades e estruturada uma rede colaborativa de trabalho, capaz de reunir diferentes setores em torno de uma agenda comum de sustentabilidade. ???Esse trabalho é fruto das reuniões que fizemos com representantes de vários órgãos e instituições que se tornaram nossos parceiros para esta iniciativa. O encontro de hoje é a primeira ocasião em que todos eles se reúnem ao mesmo tempo???, comenta Lilian.

A próxima etapa prevê a execução de medidas práticas de monitoramento, fiscalização e educação ambiental, buscando engajar a comunidade e estimular mudanças duradouras na relação entre cidade e natureza. Entre as ações programadas estão o projeto ???Conheça o Marreco???, análises rápidas da qualidade da água, confecção de maquetes, eventos culturais e educativos, pinturas de bocas de lobo, mutirões de limpeza, plantio de árvores e estudos sobre a fauna aquática. Também será realizada a operação ???Cuide do Marreco???, voltada à fiscalização e à conscientização ambiental.

De acordo com o cronograma apresentado, a terceira etapa, composta por intervenções estruturais ??? como instalação de placas educativas, recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), remoção de resíduos, desobstrução de rios e elaboração do relatório final ??? devem se estender pelos próximos dois anos. ???O ???Rio com Vida??? nasce da esperança de que a união de forças pode transformar realidades. Vamos empreender atividades que trabalhem o sentimento de pertencimento junto à população que mora ou trabalha perto do Marreco ou seus afluentes???, anuncia Ana Paula.

Parte dos recursos necessários (cerca de R$ 200 mil) já foi assegurada pelo promotor Giovani Ferri, que poderá destinar valores obtidos em acordos judiciais para a execução das atividades do projeto. ???O Ministério Público é parceiro do projeto e nós estamos muito felizes em tentar buscar soluções para a recuperação e preservação dos cursos hídricos na área urbana de Toledo???, pontua o promotor. ???Hoje nós sofremos uma pressão imobiliária muito grande, a cidade cresce muito rapidamente e os corpos hídricos situados na cidade ficam estrangulados. Então, esse projeto vem num momento muito importante de tentar revitalizar toda a bacia do Rio Marreco, seus afluentes. Para isso, não basta o poder público, é preciso que a sociedade se conscientize da necessidade de preservarmos os remanescentes de cursos hídricos que nós temos na área urbana???, acrescenta.

A apresentação de Lilian e Ana Paula foi acompanhada atentamente por todos os presentes. Entre eles, estavam o prefeito Mario Costenaro, pelo vice-prefeito Lucio De Marchi, além de representantes dos órgãos públicos e instituições parceiras.

O prefeito Mario Costenaro observa que os primeiros dez meses de gestão têm sido marcados por desafios e avanços importantes, conduzidos com o apoio de diferentes setores da sociedade. Ele destaca a relevância de iniciativas coletivas, como o projeto ???Rio com Vida???, que reforçam o espírito de cooperação entre poder público, instituições e comunidade. ???O que mais me anima é ver toda a cidade irmanada num espírito de trabalhar em conjunto???, comenta o prefeito, ao reconhecer também ???o apoio dado pelo Ministério Público, orientando quais caminhos devemos seguir???.

Costenaro ressalta ainda que o projeto simboliza o compromisso de Toledo com um desenvolvimento sustentável e integrado, que exige ações concretas e continuidade. Para ele, a proposta transcende o discurso e traduz uma visão de futuro. ???Um rio com vida é uma cidade com vida, são pessoas com mais qualidade de vida???, salienta, acrescentando que se trata de ???uma proposta de médio e longo prazo, que precisa do envolvimento de todos para que as ações saiam do papel e contribuam com o equilíbrio ambiental do município???, sublinha.

O vice-prefeito Lucio De Marchi ressalta que o ???Rio com Vida??? representa um marco importante na construção de políticas ambientais de longo alcance, capazes de unir poder público e comunidade em torno de um mesmo propósito. Ele celebra o engajamento coletivo e vislumbra ações práticas que devem fortalecer o projeto. ???O caminho é esse: restaurar e preservar permanentemente nossas nascentes???, afirma, ao acrescentar que já imagina ???mutirões de plantio de árvores, de preferência frutíferas, nas margens do Marreco e de seus afluentes, com a participação das comunidades do entorno???.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, destaca que o projeto entra agora em uma fase prática, voltada à mobilização comunitária e à educação ambiental nas áreas próximas aos cursos d???água. ???Com o cronograma de ações definido, agora passamos a contar com a participação direta dos moradores. Em breve, começaremos as ações de conscientização e de educação ambiental nas proximidades do Marreco e seus afluentes, e a população será convidada a participar dessas atividades???, adianta.

Parcerias

O projeto ???Rio com Vida??? conta com uma extensa rede de parceiros: ao todo, 34 instituições apoiam a iniciativa. No âmbito municipal, a SMMA tem o suporte do Aquário Municipal Doutor Romolo Martinelli, do programa Florir Toledo e de cinco secretarias: Cultura; Educação; Comunicação; Agricultura e Proteína Animal; e Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos.

A força-tarefa também reúne entidades e universidades como o MPPR, o Instituto Água e Terra (IAT), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Núcleo ODS/Toledo e os câmpus locais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG), Universidade Paranaense (Unipar) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Núcleo Regional de Educação (NRE) também aderiu ao projeto, junto com três colégios estaduais: Presidente Castelo Branco (Premen), Novo Horizonte e Francisco Galdino de Lima.

Últimas Notícias

Homem fica ferido após ser esfaqueado, em Cascavel
Policial

Homem fica ferido após ser esfaqueado, em Cascavel

Agora
1º Ciclo Tour Smel apresenta as belezas de Toledo a participantes da região
Esportes

1º Ciclo Tour Smel apresenta as belezas de Toledo a participantes da região

Há 10 min
Toledo organiza programação especial para o Dia Mundial da Água
Variedades

Toledo organiza programação especial para o Dia Mundial da Água

Há 29 min
Motorista fica preso nas ferragens após acidente entre três veículos no Centro de Toledo
Policial

Motorista fica preso nas ferragens após acidente entre três veículos no Centro de Toledo

Há 39 min
Reforma de travessia elevada na Avenida Ministro Cirne Lima começa com bloqueio parcial do trânsito
Cotidiano

Reforma de travessia elevada na Avenida Ministro Cirne Lima começa com bloqueio parcial do trânsito

Há 42 min
Em jantar festivo de posse, Ademir Kopeginski assumiu oficialmente a presidência da ACIT
Variedades

Em jantar festivo de posse, Ademir Kopeginski assumiu oficialmente a presidência da ACIT

Há 51 min
Furto de motocicleta é registrado na Avenida Parigot de Souza, em Toledo
Policial

Furto de motocicleta é registrado na Avenida Parigot de Souza, em Toledo

Há 1h
Empresa de Toledo está com 100 vagas disponíveis para Apanhador de Aves; confira os detalhes e envie o seu currículo aqui
Cotidiano

Empresa de Toledo está com 100 vagas disponíveis para Apanhador de Aves; confira os detalhes e envie o seu currículo aqui

Há 2h
Oficina de cartões artesanais marca Dia das Mulheres em Toledo
Variedades

Oficina de cartões artesanais marca Dia das Mulheres em Toledo

Há 2h
Toledo tem chuva na segunda e quinta-feira; temperaturas chegam a 29°C nesta semana
Cotidiano

Toledo tem chuva na segunda e quinta-feira; temperaturas chegam a 29°C nesta semana

Há 3h
Caminhada celebra o Dia Internacional da Mulher no município de Toledo
Cotidiano

Caminhada celebra o Dia Internacional da Mulher no município de Toledo

Há 3h
Prefeitura de Toledo lamenta a morte da professora, Vanessa Schmidt de Oliveira Horn, aos 39 anos
Cotidiano

Prefeitura de Toledo lamenta a morte da professora, Vanessa Schmidt de Oliveira Horn, aos 39 anos

Há 3h
Ver mais notícias