Primavera em Toledo deve registrar calor acima da média, chuvas irregulares e temporais intensos


Foto: Kelvin Polasso - Toledo News
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

A primavera de 2025 começou nesta segunda-feira (22), às 15h19, e segue até 21 de dezembro, às 12h03. Em Toledo e região, a estação deve trazer características típicas da estação: calor acima da média, períodos longos de estiagem e ocorrência de temporais severos, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

No Oeste, a expectativa é de chuvas dentro ou ligeiramente abaixo da média histórica, mas distribuídas de forma irregular. Já as temperaturas tendem a ficar elevadas, com máximas que podem facilmente ultrapassar os 30°C, especialmente em outubro e dezembro, quando estão previstas ondas de calor.

Outro ponto de atenção é o aumento na frequência de temporais intensos. Essas ocorrências, comuns na primavera, podem vir acompanhadas de granizo, descargas elétricas e ventos fortes, afetando tanto a zona urbana quanto a rural.

Diante desse cenário, a Defesa Civil do Paraná reforça a importância de acompanhar os avisos oficiais. A população pode se cadastrar para receber alertas gratuitos: basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199, salvar o telefone (61) 2034-4611 no WhatsApp e enviar a mensagem “oi”. Também é possível acompanhar as redes sociais da Defesa Civil e ativar no celular a função de alertas de emergência por geolocalização.

O fenômeno climático La Niña, previsto com intensidade fraca, será um dos principais influenciadores do tempo neste período. Em condições normais, ele reduz as chuvas no Sul do Brasil, mas a temperatura do Atlântico Sul Subtropical segue mais alta que o padrão. Isso pode amenizar os efeitos da La Niña, mantendo as precipitações próximas à média em algumas áreas do estado.

Para o meteorologista Leonardo Furlan, a primavera marca a volta das chuvas após o inverno seco, mas de forma instável. “É o período em que se intensifica a formação de sistemas convectivos, grandes conjuntos de nuvens carregadas que se formam no Paraguai e avançam para o Paraná, trazendo tempestades rápidas e severas”, explicou.

Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN) e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaanao