Projeto ‘Tampinhas que restauram’, do Colégio Galdino, representa Toledo em Olimpíada Nacional de Restauração de Ecossistemas

O Colégio Estadual Francisco Galdino de Lima, de Toledo, está entre os participantes da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, com o projeto “Tampinhas que Transformam”, que alia educação ambiental, ação social e protagonismo juvenil.

Coordenado pela professora Silvana Gomack Gomes, o projeto reúne cerca de 40 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que desenvolvem ações práticas voltadas à preservação do meio ambiente e à consciência coletiva. Uma das principais atividades foi realizada às margens da Sanga Panambi, onde os alunos fizeram o recolhimento de tampinhas plásticas e metálicas descartadas na natureza e realizaram a semeadura de árvores nativas da região.

Além de contribuir com a restauração ambiental, as tampinhas recolhidas foram destinadas ao Rotary Club, que transforma esse material em cadeiras de rodas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. É um ciclo que une sustentabilidade e solidariedade.

A iniciativa integra a Olimpíada promovida pelo projeto Restaura Natureza, que conta com votação popular online para eleger as práticas mais relevantes. O projeto do Colégio Galdino é um dos quatro selecionados em todo o Paraná e é o único representante do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, o que reforça a relevância da ação e o protagonismo dos estudantes da região. A comunidade pode acessar o site oficial e votar, fortalecendo ainda mais o reconhecimento de projetos que fazem a diferença no presente e no futuro.

A estudante do 9º ano, Heloysa, participante ativa do projeto, destacou a importância do engajamento coletivo. “O projeto traz muita experiência e conscientização, pois é uma ação feita com os amigos onde todo mundo se ajuda”.

Para a professora Silvana, o projeto vai além da coleta de resíduos. “É um processo lento, mas acredito muito que pode trazer a mudança que a gente espera para o nosso meio ambiente”.
Já a aluna Amália, do 8º ano, ressaltou o impacto a longo prazo. “Agora, parece que a gente só está catando uma tampinha, mas no futuro poderemos ver que é algo muito maior”.

O Colégio Estadual Francisco Galdino de Lima segue mostrando que, com pequenas atitudes, é possível gerar grandes transformações. A direção do NRE Toledo parabenizou todos os envolvidos pelo exemplo de educação ambiental, cidadania e mobilização social.
Para votar, acesse o site CLICANDO AQUI.



















Procura-se: Família procura por Sky, gatinha desaparecida no Jardim Gisela