Sangue nas fezes: o que pode ser e como proceder


Foto: Toledo News

A presença de sangue nas fezes, também conhecida como Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) é a perda de sangue pelo trato gastrointestinal distal ao ângulo de Treitz (após o duodeno), ou seja, intestino delgado, cólon e reto.

Cerca de 10,00 a 15,00% dos casos de Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) são causados por Hemorragia Digestiva Alta (HDA). Em 85,00% das vezes tem resolução espontânea, e, nestes casos, há de 02,00 a 04,00% de chances de mortalidade.

As causas mais comuns de HDB são as doenças diverticulares (17,00 a 44,00%), que são herniações intestinais que podem romper por trauma mecânico, lesões vasculares (03,00 a- 30,00%), colite isquêmica (09,00 a 21,00%), neoplasias (04,00 a 14,00%) e doenças anorretais (04,00 a 11,00%), existem também outras causas menos comuns de HDB, por exemplo: Divertículo de Meckel, corpo estranho, doença inflamatória intestinal, isquemia mesentérica, trauma, endometriose, pós-polipectomia, entre outros.

O sangue nas fezes pode ser visto através de sangramento vivo em gotas no papel ou misturado às fezes, sangue ou coágulos de sangue e diarreia sanguinolenta.

O diagnóstico é feito com exames de sangue e também através de métodos endoscópicos como: a anuscopia para doenças orificiais, retossigmoidoscopia para o segmento mais terminal do cólon e o principal método para diagnóstico é colonoscopia, pois permite a visualização do ânus até o íleo terminal (final do intestino delgado). A colonoscopia permite a ablação de locais de sangramento com vários métodos de hemostasia endoscópica (escleroterapia por injeção, eletrocoagulação, terapia com sonda de aquecimento, bandagem e clipagem), e, caso não haja conclusão do local do sangramento podemos lançar mão de outros métodos diagnósticos, a endoscopia digestiva alta para descartar hemorragia digestiva alta, cintilografia, angiografia seletiva e tomografia.

Em alguns casos em que apresentam sangramento persistente, sangramento volumoso, instabilidade hemodinâmica e necessidade de hemotransfusão o tratamento cirúrgico está indicado.

Doutor Leandro Faé

CRM-PR 36.049

Clínica Endogastro Toledo 

Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho - Belo Horizonte-MG

Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – Juiz de Fora-MG

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias