A Secretaria de Cultura iniciou, nesta segunda-feira (05), um curso de capacitação dos servidores municipais lotados na pasta sobre atendimentos às pessoas com síndromes, transtornos e deficiências. A qualificação acontece em parceria com o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
nNa programação constam orientações sobre o atendimento de alunos com Síndrome de Down, autismo, transtornos globais, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e deficiências físicas. O primeiro tema a ser trabalhado pela professora Dra. Francy Rodrigues da Guia Nyamien foi o Capacitismo, ou seja, o julgamento das pessoas pela sua capacidade.
Seu filho esta pronto para o futuro?
Vagas limitadas para contraturno em Toledo. Aprendizagem, criatividade e naturez...
Toledo Lava Sofá: Higienização com desconto de R$ 50
Renove seu sofá com limpeza profissional e resultado excelente. Oferta especial ...
Prati-Donaduzzi abre vagas para Jovem Aprendiz 18 a 22 anos
Primeiro emprego com aprendizado prático e teórico em áreas estratégicas. Inscri...
George Company Terraplanagem: eficiência e segurança na obra
Orçamento rápido e serviço adaptado ao seu projeto. Qualidade e cumprimento de p...
Mais
A atividade, conforme a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, visa aperfeiçoar os trabalhos da Secretaria da Cultura com relação ao público que apresenta necessidades de inclusão. As ações se voltam tanto para o atendimento inicial na recepção quanto no desenvolvimento de metodologias de ensino das artes e música, atendendo características específicas de cada público alvo.
nRosselane afirma ainda que com a formação será possível ampliar ainda mais a abrangência dos cursos ofertados pela administração municipal. ???Existe a necessidade de atender, além de crianças e adolescentes, também adultos com deficiência ou alguma característica que necessite uma ação inclusiva. Temos cursos das mais diversas áreas, desde instrumentos musicais, desenho, pintura, entre outros. Sentimos a necessidade de ter uma formação específica para que os professores e professoras pudessem desenvolver metodologias de ensino e aprendizado para atender este público específico???, concluiu.