Servidores da Secretaria de Educação passam por formação continuada

O Auditório Acary Oliveira foi palco de mais um encontro de formação continuada da Secretaria da Educação, nesta segunda-feira (12). Cerca de 75 servidores participaram do encontro que abordou o tema “Relações interpessoais e gestão de conflitos de ambiente de trabalho”. A reunião contou com a participação de professores e cozinheiros contratados ao longo de 2025, que retornam gradativamente aos trabalhos em 2026.
O encontro compreende 8 horas de atividades sobre o que são relações humanas, relacionamentos interpessoais, relações intrapessoais no trabalho entre outros temas. Além disso, foram realizadas diversas atividades interativas que incentivaram debates e a socialização dos servidores.
As atividades foram conduzidas pela advogada Rosa Maria Borges e as representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo): Suelin Cristiane Schultz, secretária de Finanças, e Edinéia de Lima, secretária de Assuntos de Saúde, Condições de Trabalho e Políticas Públicas. “Esse encontro é de extrema importância para ajudá-los a compreender que, além dos deveres como servidores, eles também possuem seus direitos. Além disso, queremos trabalhar essas relações interpessoais, os conflitos no local de trabalho e o quanto é difícil compreender e se colocar no lugar do outro”, comentou Suelin sobre a formação.
A secretária da Educação, Janice Salvador, explicou que já estão organizados outros cinco encontros: dois no dia 13, que abordarão a “Ética profissional e a função docente no processo de aprendizagem” e “Medicina do trabalho e as rotinas”. Posteriormente os servidores se reúnem novamente no dia 14, onde discutirão sobre a “Avaliação na educação Infantil: registros e intencionalidade pedagógica”. Já as formações do dia 15 e 16 de janeiro, abordarão protocolos, requerimentos, estatuto do servidor e o papel dos profissionais da educação na proteção da infância.
Janice comentou sobre o processo de formação, iniciado no dia 5 de janeiro. “Estamos trabalhando com professores e cozinheiros que assumiram concurso no decorrer de 2025 e, por consequência disso, tiveram gozo parcial das férias. Iniciamos o processo de formação já no dia 5 de janeiro e cada dia novos professores se integram ao grupo, pois o número de dias de férias varia de um servidor para o outro a depender da data de ingresso no serviço público. A formação irá até 21 de janeiro, a partir daí, os professores passarão a trabalhar nas escolas”, conta.
A secretária conclui: “A cada semana, recebemos mais professores e as temáticas vão se aprofundando e diversificando, mas todas voltadas ao aprofundamento nas questões dos referenciais curriculares, metodológicas, de avaliação, acolhimento dos estudantes e familiares, rotinas e documentação escolar. Esses encontros proporcionam uma melhor preparação dos professores, fator que impacta sobre a qualidade do ensino”, frisa Janice.




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido