Toledo celebra Dia Nacional da Microempresa com reinauguração da Sala do Empreendedor

Fonte: Assessoria
Toledo celebra Dia Nacional da Microempresa com reinauguração da Sala do Empreendedor
📷 Foto: Divulgação

A Prefeitura de Toledo marcou o Dia Nacional da Microempresa, celebrado no último domingo (5), com a reinauguração da Sala do Empreendedor, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (6), no hall do Paço Municipal Alcides Donin. A revitalização do espaço ??? realizada sem custos para a administração pública, por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) ??? simboliza o início de um novo ciclo de serviços e parcerias voltadas ao desenvolvimento do ambiente de negócios local.

O evento, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), reuniu autoridades municipais e representantes de entidades parceiras em um ato simbólico que reforçou o compromisso do município com o fortalecimento dos pequenos negócios. Entre elas, compuseram a frente de honra o prefeito Mário Costenaro; o vice-prefeito Lucio De Marchi; os vereadores Gabriel Baierle, presidente da Câmara Municipal, e Chumbinho Silva, líder do Governo; o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Augusto Stein; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit), Cristiano Dall???Oglio Rocha; e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago D???Arisbo.

Novidades

Durante o ato, o Sebrae anunciou três novos serviços disponíveis na Sala, voltados especialmente aos microempreendedores individuais (MEIs): consultorias nas áreas de Marketing e Finanças, capacitação continuada e trilhas de Desenvolvimento e Crescimento. As iniciativas, que têm como meta aprimorar a gestão e impulsionar o crescimento sustentável dos pequenos negócios, também buscam aproximar ainda mais o poder público dos empreendedores locais, com foco na desburocratização, orientação e acesso a serviços especializados.

Estas novidades se somam a outras, como a incorporação do setor de alvarás, ocorrida em fevereiro de 2024, ampliando o alcance para empresas de todos os portes. Nesse período, já foram ativadas 3.409 empresas e cadastrados 150 trabalhadores autônomos.

Outros números reforçam a importância da Sala do Empreendedor: conforme o Sebrae, micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios formais do Brasil, respondem por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e são responsáveis por mais de 55% dos empregos formais. No Paraná, equivalem a 93% dos cadastros nacionais de pessoas jurídicas (CNPJ) ativos ??? cenário refletido em Toledo, onde os microempreendedores individuais e as microempresas são maioria entre os novos registros e encontram na Sala do Empreendedor o principal canal de apoio e orientação.

Reconhecimento

Criada em 2012, a Sala do Empreendedor soma 92.027 atendimentos e se consolida como uma das principais referências regionais em políticas públicas de incentivo à micro e pequena empresa. Quem acompanhou tudo isso de perto foi a servidora Fernanda de Oliveira Moreira, que atua no espaço desde o primeiro dia de funcionamento.

Em reconhecimento à excelência deste trabalho, que faz a unidade de Toledo ser vista como referência estadual e nacional, ela recebeu das mãos do prefeito um elogio funcional que será incorporado à sua ficha funcional junto à Secretaria de Recursos Humanos. Após a homenagem, houve os pronunciamentos das autoridades, que foram seguidas por um momento no qual, para marcar a entrega simbólica da novo layout da Sala do Empreendedor, os presentes foram convidados a visitar as novas instalações do espaço.

Pronunciamentos

Para o prefeito, essa reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza um passo importante na consolidação de um ambiente mais competitivo e acolhedor aos pequenos negócios. ???A nova Sala do Empreendedor sacramenta e exemplifica uma grande parceria com o Sebrae???, comentou Mario. ????? um espaço que marca o fortalecimento de um grande instrumento para realmente contribuir para fatores de competitividade para os nossos pequenos empresários???, avaliou.

O vice-prefeito ressaltou o simbolismo do momento, relembrando a criação da Sala do Empreendedor em 2012 ??? quando era vice do prefeito José Carlos Schiavinato (in memoriam) ??? e enaltecendo sua transformação ao longo dos anos. ????? um motivo de muito orgulho estar presente a este ato, pois aqui se transformam vidas, aqui nascem empresários???, destaca Lucio. ????? um espaço que também representa a aproximação do poder público com quem tem vontade de transformar, de criar, gerar emprego e renda???, acrescenta.

Segundo o gerente regional do Sebrae/PR, a reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza um recomeço para uma parceria histórica entre a instituição e o município. ???Estamos ao lado da Sala do Empreendedor há vários anos e nós sabemos que, de tempos em tempos, alguns processos precisam ser renovados???, observa Augusto. ????? um novo ciclo, um novo momento em que renovamos nossa crença em atender a quem mais precisa dos nossos serviços???, destaca.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou que a reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza a renovação de uma parceria estratégica que visa a valorização dos pequenos negócios locais. ???O Sebrae, grande parceiro da Sala do Empreendedor, propiciou essa oportunidade de celebrar o Dia da Microempresa repaginando o nosso ambiente???, comenta Thiago. ???Nosso objetivo, com essa revitalização, é oferecer um espaço em que o microempreendedor se sinta confortável e encontre as soluções para empreender em um dos municípios mais desenvolvidos do país???, salienta.

Segundo o presidente da Acit, são fundamentais as ações voltadas às microempresas. ???Primordiais para o nosso desenvolvimento, os microempresários são o público que mais demandam políticas públicas para se desenvolverem, e a Prefeitura de Toledo e o Sebrae, com essa revitalização, demonstram um trabalho voltado ao fortalecimento dessa categoria???, analisa Cristiano. ???Nossa entidade apoia esse trabalho, que contribui tanto para a formalização dos negócios quanto para o incremento da arrecadação do nosso município???, constata.

O presidente da Câmara Municipal destacou o papel da Sala do Empreendedor como espaço de incentivo e suporte aos pequenos negócios locais. ???Quero, em nome da Câmara Municipal, parabenizar os servidores e os parceiros da Sala do Empreendedor, que, com essa reformulação, dará mais condições de apoio e conforto aos MEIs???, cumprimenta Gabriel. ???Desejando que esse novo espaço propulsione ainda mais os empreendedores do nosso município. Do que depender da Câmara, estamos sempre à disposição???, assegura.

O líder do governo no Legislativo ressaltou a relevância da Sala do Empreendedor a partir de sua própria vivência familiar e destacou o papel do Legislativo no incentivo aos pequenos negócios. ???Minha esposa e meus sobrinhos são MEIs e, pela experiência deles, vemos como é fundamental a Sala do Empreendedor???, relata Chumbinho. ???Pela importância que estes negócios têm para a economia local, temos procurado, legislatura após legislatura, contribuir com dispositivos legais que favoreçam os microempreendedores, especialmente nas compras feitas pela administração municipal direta e indireta???, pontua.

Últimas Notícias

Vídeo de agressão na Rodoviária de Toledo viraliza e caso é apurado pela Prefeitura
Cotidiano

Vídeo de agressão na Rodoviária de Toledo viraliza e caso é apurado pela Prefeitura

Há 16 min
Acidente entre Corsa e Frontier deixa motorista ferido na Avenida Egydio Geronymo Munaretto
Policial

Acidente entre Corsa e Frontier deixa motorista ferido na Avenida Egydio Geronymo Munaretto

Há 5h
Capela São Vicente de Paulo da Vila Boa Esperança será reinaugurada neste fim de semana
Variedades

Capela São Vicente de Paulo da Vila Boa Esperança será reinaugurada neste fim de semana

Há 6h
Stein Cascavel Futsal goleia a Malgi e soma 13 gols em dois jogos pela LFF
Esportes

Stein Cascavel Futsal goleia a Malgi e soma 13 gols em dois jogos pela LFF

Há 7h
Toledo realiza vacinação infantil em quatro escolas neste sábado (25)
Cotidiano

Toledo realiza vacinação infantil em quatro escolas neste sábado (25)

Há 7h
Quatro veículos batem e quatro pessoas ficam em estado grave na BR 369
Policial

Quatro veículos batem e quatro pessoas ficam em estado grave na BR 369

Há 7h
Corrida 24 Horas Torao Takada chega à 13ª edição neste fim de semana em Toledo
Esportes

Corrida 24 Horas Torao Takada chega à 13ª edição neste fim de semana em Toledo

Há 7h
Paraná lança programa de inovação com R$ 20 milhões para projetos de genômica no agro
Cotidiano

Paraná lança programa de inovação com R$ 20 milhões para projetos de genômica no agro

Há 7h
Croata Marin Cilic desiste de torneio, e Fonseca avança no Madri Open
Esportes

Croata Marin Cilic desiste de torneio, e Fonseca avança no Madri Open

Há 7h
Motta cria comissão para analisar PEC da redução da escala 6X1
Brasil e Mundo

Motta cria comissão para analisar PEC da redução da escala 6X1

Há 8h
Ponte de Guaratuba em reta final: começa a instalação do contador de ciclistas
Variedades

Ponte de Guaratuba em reta final: começa a instalação do contador de ciclistas

Há 8h
José Volnei Bisognin deixa regional de Toledo e assume comando do IAT no estado
Cotidiano

José Volnei Bisognin deixa regional de Toledo e assume comando do IAT no estado

Há 8h
Ver mais notícias