Nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), Toledo recebe um evento de grande relevância voltado à conscientização, debate e atualização profissional sobre as doenças neurodegenerativas. Com o tema ???Da identificação dos primeiros sintomas ao tratamento???, a programação será realizada na Usina do Conhecimento, reunindo especialistas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de profissionais da saúde e da comunidade acadêmica.
A programação inicia hoje, 25, às 19h00, com uma mesa-redonda sobre a visão dos profissionais no tratamento das doenças neurodegenerativas. Entre os participantes estarão o médico neurologista da UFPR, Doutor Wilson Gomes Junior, a psicóloga Telma Beiser de Melo Zara (UTFPR) e a enfermeira docente Kátia Prus (UTFPR). Logo após, às 20h45, Kátia ministrará a palestra ???Uso de Fármacos no Tratamento de Doenças Neurodegenerativas???.
Uniformes escolares na Tolemalhas
Garanta conforto e qualidade para seu filho. Faça sua encomenda!
Peças Master Parts MWM na Belenzier
Qualidade e durabilidade para seu veículo. Confira!
Educação Transformadora no Donaduzzi
Matrículas abertas! Prepare seu filho para o futuro.
Descontos em restaurantes com ChillPass+
Baixe o app e economize até 50%!
Mais
Já na sexta-feira, 26, serão realizadas duas oficinas práticas voltadas aos cuidados nas doenças de Parkinson e Alzheimer. A primeira ocorre das 09h00 às 11h00 e a segunda das 14h00 às 16h00. O destaque ficará para a participação dos idosos dos dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) de Toledo.
As atividades integram o calendário de setembro, mês de conscientização sobre o Alzheimer, e têm como objetivo aproximar profissionais, familiares e a comunidade das discussões mais atuais sobre diagnóstico, terapias e formas de cuidado.
A enfermeira e professora Kátia Prus, da UTFPR Curitiba, é uma das organizadoras e trará a experiência do Projeto Estímulo, iniciativa de extensão, ensino e pesquisa voltada ao estudo da Doença de Parkinson e da memória. O projeto surgiu em 2018, motivado pela vivência pessoal de Kátia, cuja mãe conviveu por 15 anos com Parkinson. ???Na época, mesmo sendo enfermeira, não encontrei informações suficientes para ajudá-la. Por isso, criei o projeto, que hoje desenvolve pesquisas, ações de conscientização e produtos voltados a pacientes, familiares e profissionais???, destacou.
O evento é uma realização da UTFPR ??? Câmpus Toledo, em parceria com a UFPR e o Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi), contando também com apoio do Consulado-Geral dos Estados Unidos. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo QR Code disponível no material de divulgação.
Mais informações e conteúdos relacionados ao Projeto Estímulo podem ser acompanhadas nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.