Toledo se destaca no Paraná com 99% das propriedades rurais com rebanhos atualizados

A Campanha de Atualização de Rebanho 2025 foi encerrada nesta segunda-feira, dia 30 de junho, com destaque para a regional de Toledo, que registrou 99,30% das propriedades pecuárias atualizadas. O dado faz parte do relatório parcial divulgado nesta terça-feira, dia 01º de julho pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
A regional de Toledo, que compreende os municípios de Toledo, Assis Chateaubriand, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Santa Helena, cadastrou aproximadamente 10.930 das 11 mil propriedades. O desempenho colocou a região no topo do ranking estadual.
Em todo o Paraná, 86,70% das propriedades foram atualizadas, um total de 157,80 mil explorações das 182 mil existentes no estado. O resultado representa um leve aumento em relação à campanha de 2024, quando 86,40% foram regularizadas. Ainda assim, 24,20 mil propriedades seguem pendentes.
Segundo o relatório, 59 municípios paranaenses alcançaram 100,00% de atualização, dois a mais que no ano passado. Ao todo, 313 cidades superaram os 80,00% de cobertura. Apenas três municípios, todos da regional de Curitiba, ficaram abaixo de 50,00%: Pinhais (48,00%), Adrianópolis (46,19%) e Quitandinha (44,48%).
O chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, reforçou que os produtores que não fizeram a atualização ainda podem se regularizar. “Os produtores que ainda não realizaram a atualização podem procurar o escritório local da Adapar ou acessar o site para fazer a atualização”, disse.
A Adapar também informou que iniciará a busca ativa de propriedades irregulares, o que pode resultar em multas e na suspensão da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para movimentação de animais.
A atualização é obrigatória para todas as espécies existentes nas propriedades, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, colmeias de abelhas e bicho-da-seda. O levantamento é essencial para o controle sanitário, planejamento de políticas públicas e acesso a mercados consumidores mais exigentes.
Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).




















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela